Rondônia

QUE DELICIA: Confira as receitas de três doces feitos com cascas de frutas

Cascas de manga, melancia e laranja tornaram-se matéria-prima para essas receitas que visam acabar com o desperdício de alimentos
Publicado 30/07/2019
Foto: Reprodução

Pensando em evitar o desperdício de alimentos, a revista Globo Rural reuniu três receitas de doces de fácil preparo, que podem ser consumidos no mesmo dia. As cascas da manga, da melancia e da laranja são repletas de nutrientes e devem ser utilizadas na culinária, principalmente quando visamos aproveitar ao máximo a comida.

Confira abaixo: 

Sorvete de manga com casca

Ingredientes:
3 xícaras de água
2 xícaras de açúcar
1 sachê de gelatina sem sabor
½ xícara de água para hidratar a gelatina
2 mangas com casca e sem caroço

Modo de preparo:
Leve ao fogo as 3 xícaras de água com o açúcar e mexa até formar uma calda grossa. Retire do fogo e acrescente a gelatina hidratada. Bata a manga com a casca no liquidificador. Misture a manga batida com a calda e deixe esfriar. Leve ao freezer. Depois de congelado, retire do freezer e bata na batedeira. Conserve no freezer.

Doce de casca de melancia

Ingredientes:
3 xícaras de casa de melancia (será usado somente a parte branca)
1 xícara de água
½ xícara de açúcar
Canela em pau
2 cravos

Modo de preparo:
Lave as cascas de melancia, depois remova a primeira camada (verde) com ralador ou faca. Corte a parte branca em cubos pequenos e reserve. Coloque a água e o açúcar em uma panela pequena e deixe dissolver 5 minutos em fogo baixo. Adicione a canela, o cravo e a casca de melancia cortada. Deixe cozinhar em fogo baixo durante 20 minutos, mexendo de vez em quando. Quando a calda estiver transparente e a calda estiver mais densa, desligue o fogo e coloque para esfriar. Leve à geladeira e sirva quando estiver frio.

Doce da casca de laranja

Ingredientes:
6 laranjas
2 xícaras de açúcar
Cravo e canela em pau a gosto

Modo de preparo:
Raspe com uma faca o sumo das laranjas. Corte as laranjas em quatro e retire os gomos, deixando apenas a casca. Deixe de molho em uma bacia de água de um dia para outro, para tirar a acidez, e troque a água várias vezes. Corte as cascas no meio e depois em fatias finas.

Coloque em uma panela com água, de modo que cubra o ingrediente e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Escorra a água e coloque as cascas em uma panela com açúcar, o cravo e canela. Leve ao fogo baixo até apurar.

manga Melancia laranja receitas Desperdício cascas de frutas brasil Rolim Notícias
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução