Rondônia

Cafeicultores de Rondônia são capacitados em Classificação Física e Análise Sensorial do Café

Publicado 29/07/2019

O governo do Estado de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Emater e Idaron, capacitou cafeicultores em Classificação Física e Análise Sensorial do Café. A capacitação aconteceu no período de 25 a 27 deste mês, durante a 31º Exposição Agropecuário no município de Alta floresta, interior de Rondônia.

Cerca de 60 cafeicultores foram capacitados, três turmas forma montadas por causa da grande demanda. De acordo com o instrutor Janderson Dalazen, que é especialista Q Robustar Grader, foi necessário dividir as turmas para facilitar a dinâmica e melhorar o aproveitamento no curso.

Os participantes puderam ver de perto as vantagens de uma boa produção, também trouxeram amostras de cafés que foram classificados quanto ao tipo que envolve os defeitos da amostra, torradas e, posteriormente, passaram pela análise sensorial de qualidade de bebida seguindo a metodologia da Associação Americana de Cafés Especiais (SCAA)

O especialista Janderson Dalazen disse, ainda, que os produtores tiveram a oportunidade de classificar e receber uma avaliação sensorial dos seus cafés.  Os cafés de Rondônia estão cada vez mais especiais, graças à genética dos cafeeiros, associada ao Terroir da Amazônia. Somando a isso, os cafeicultores estão investindo mais em técnicas de colheita e pós-colheita que ajudam a melhorar a qualidade da bebida do café de Rondônia.

O s ecretário de Agricultura, Evandro Padovani, propôs a capacitação para estimular a melhoria da qualidade do café em Rondônia.

De acordo com Padovani, a ação também vai auxiliar os produtores a preparem as amostras para o 4° Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que segue com as inscrições abertas até o dia 9 de agosto. As informações sobre o Concafé estão disponíveis no site da Seagri.

Capacitação Café Rondônia Classificação Física Análise Sensorial Seagri Idaron Emater