Rondônia

Sarampo voltam a ameaçar após erradicação no Brasil

A vacinação hoje não é mais somente em crianças, mas em adultos também.
Publicado 22/07/2019
Atualizado 28/09/2020
Fotos: Rolim Notícias

O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava sem registro de casos do vírus. Mas isso mudou neste ano, boletins recentes da entidade advertem que está em curso um surto da doença, altamente contagiosa e que pode levar à morte de crianças pequenas ou causar sequelas graves.

Desde o dia 7 de junho, os casos de sarampo dispararam 850% no estado de São Paulo, passando de 51 para 484 até o último balanço divulgado na sexta-feira (19) pela Secretaria Estadual de Saúde. 

E isso acaba gerando uma grande preocupação para saúde do nosso município e Pais, e de acordo com a Enfermeira, Clenia Bonfá, o Ministério da Saúde em relação a infecção pelo vírus do Sarampo principalmente em São Paulo. A entrada do vírus no País depois de ser considerado erradicado supostamente foi pelo Porto de Santos. 

A vacinação hoje não é mais somente em crianças, mas em adultos também. Agora, a orientação é para a vacinação indiscriminada de 15 a 29 anos. Isto é: mesmo quem tem as doses completas deve se vacinar”.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. Os principais sintomas são febres, manchas avermelhadas na pele do rosto e tosse persistente. Para evitar a doença, é importante seguir o calendário de vacinação.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é oferecida gratuitamente durante todo ano pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela é indicada para crianças de até 12 meses, que devem tomar outra dose de reforço a partir dos 15 meses de idade.

A vacina só é contraindicada para gestantes e pessoas com baixa imunidade, como pacientes em tratamento contra o câncer, finaliza Enfermeira Clenia. 


 

Vacinação Sarampo erradicação brasil Adultos Crianças
Fotos: Rolim Notícias
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução