Rondônia

Campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto convocam são paulinos para doarem sangue neste sábado

As doações devem ser feitas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) - ao lado do Hospital de Base -, das 8h às 13h.
Publicado 20/07/2019
Foto: Reprodução

A Embaixada São Paulina Rondônia está convocando os torcedores do São Paulo Futebol Clube e voluntários para doarem sangue neste sábado (20), como parte da 13ª edição da Campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto. As doações devem ser feitas da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) - ao lado do Hospital de Base -, das 8h às 13h.

Além de Rondônia, a ação acontece ao mesmo tempo em mais sete estados, sob a coordenação das respectivas Embaixadas São Paulinas, sendo eles: São Paulo/SP, Paraíba/PB, Bahia/BA, Tocantins/TO, Espírito Santo/ES, Rio de Janeiro/RJ e Rio Grande do Sul/RS.
“Através da paixão pelo futebol e o amor ao clube, temos a oportunidade de ajudar as pessoas por meio de ações sociais. Isso acontece desde a fundação da Embaixada Rondônia, em 2010”, afirmou o presidente da entidade, Jansen Tsuno.

Doadora na edição da Campanha, no ano passado, a diretora Social da Embaixada RO, Adriele Vasconcelos, confirmou sua participação mais uma vez da ação. “É um orgulho enorme participar dessa torcida e das atividades sociais em prol do próximo. É um trabalho que me identifiquei”, declarou.

A Campanha Sangue Vermelho, Branco e Preto surgiu em 2011 com o objetivo de usar a união da torcida do São Paulo Futebol Clube para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação de sangue.

Requisitos para doação
Para se tornar um doador de sangue, é necessário que a pessoa apresente as seguintes característica: ter entre 16 e 69 anos; pesar mais de 50 quilos; estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar em boas condições de saúde; não ser epilético; ter doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher); ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; mulher: não estar grávida.

Ao doar, a pessoa apresenta documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários
Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;

Gravidez;
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses;
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;
Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses;
Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação): por 7 dias;
Cirurgia odontológica com anestesia geral: por 4 semanas;
Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com laser ou sementes: apto; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses;

Doação Sangue Campanha Sangue Vermelho Branco e Preto são paulinos Rondônia