Agronegócio
Semagric coloca em prática Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca
Máquinas da Semagric já estão trabalhando em áreas no Ramal São Domingos

Publicado 19/07/2019
A A
Foto: Reprodução

Menos de uma semana depois de ser lançado no Reassentamento São Domingos, na zona rural de Porto Velho, o Projeto de Desenvolvimento da Cultura da Mandioca, autorizado pelo prefeito Hildon Chaves e executado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), já tem 40 produtores inscritos, onde mais de vinte dirigentes de associações procuraram a Secretaria em busca de informações.

Segundo o titular da Semagric, Luiz Cláudio Pereira, o projeto já nasceu fadado ao sucesso. “Estamos com homens e máquinas trabalhando numa área que vai atender 22 produtores no São Domingos, a primeira de muitas comunidades que serão atendidas”, comemorou, fazendo questão de destacar a parceria com a Embrapa, Emater e Banco da Amazônia.

Luiz Carlos Menezes, chefe da Assessoria Técnica da Semagric (Astec), disse que a procura acentuada em tão pouco tempo “é sinal de interesse real, um sintoma de que a cultura da mandioca vai ser um grande diferencial no futuro agrícola da capital e região”.

Já o engenheiro agrônomo Luiz Tamborim Júnior, responsável pela execução do projeto, explicou que o processo tem várias etapas. “Começa com a limpeza e preparação do solo, em seguida o solo é corrigido com calcário, que por enquanto é comprado pelos produtores, e transportado sem custos pelos caminhões da Semagric, assim como as mudas de mandioca, chamadas também de estacas ou manivas”.

Luiz Cláudio da Agricultura destacou e agradeceu a confiança do prefeito Hildon Chaves em dar total mobilidade para que as equipes da Semagric desenvolvam projetos que tenham retorno a médio e curto prazo, melhorando a cadeia produtiva, viabilizando o agronegócio e melhorando a qualidade de vida da população rural.

“Na próxima semana acredito que teremos um número bastante expressivo de produtores devidamente cadastrados e dessa maneira poderemos elaborar um cronograma eficiente de atendimento. Vamos aumentar em pelo menos 100% a produtividade, melhorar a renda da agricultura familiar e estimular a permanência de jovens e mulheres na atividade rural. A determinação do prefeito Hildon Chaves é atender o maior número possível de famílias da agricultura familiar”, concluiu Luiz Cláudio da Agricultura.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Agricultura Familiar   SEMAGRIC   Projeto   Cultura   MANDIOCA   Rondônia  

Mais em Agronegócio

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.