Rondônia

Mais de 5 mil títulos de eleitor são cancelados pela Justiça Eleitoral em Rondônia

Os que estavam irregulares com a Justiça Eleitoral tiveram até o dia 6 de maio para ajustar a situação.
Publicado 17/07/2019
Atualizado 28/09/2020
Fotos: Rolim Notícias

Em Rondônia, por não comparecer às urnas nos últimos três turnos das eleições ou por não justificar a ausência, mais de cinco mil pessoas tiveram o título eleitoral cancelado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nos 13 municípios que compõe a Região Central.

Os que estavam irregulares com a Justiça Eleitoral tiveram até o dia 6 de maio para ajustar a situação. 

Em Rolim de Moura de acordo com chefe de cartório, Ivair Simões, houve apenas três cancelamento de títulos eleitoral, por ausência nos três pleitos eleitoral, esse número pequeno de cancelamento foi devido revisão biométrica que aconteceu no ano de 2017, então a maioria dos eleitores realizaram a revisão e deixaram seu cadastro completo. 

Segundo o TSE, o eleitor que teve o título cancelado pode regularizar sua situação eleitoral, no cartório eleitoral onde vota, levando documento de identificação oficial original com foto, comprovante de residência e o título, se ainda o possuir.

O cidadão deverá pagar uma multa de R$ 3,51 por turno faltante. A regularização do título cancelado só será possível se não houver nenhuma circunstância que impeça a quitação eleitoral, como omissão de prestação de contas de campanha e perda ou suspensão de direitos políticos, por exemplo.

O eleitor que teve o documento cancelado poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo.

A irregularidade também pode gerar dificuldades para inscrição, investidura e nomeação em concurso público; renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo; e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado, entre outras.
 
O cartório eleitoral atende de segunda à sexta-feira, no horário das 11h00 até as 18h00, na Avenida São Luiz, centro, fone: (69) 3442-2838.

 

TÍTULOS Eleitor cancelado ELEITORAL Rondônia Rolim de Moura Justiça
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias