Rondônia

Com quase 7 km de percurso, cavalgada da 36ª Expoari acontece neste sábado, 13, em Ariquemes

Evento percorrerá por seis avenidas e inicia a partir das 8h. Após cavalgada, competição culinária entre 13 comitivas será uma das atrações no Parque de Exposições da APA.
Por G1 RO
Publicado 12/07/2019

A cavalgada da 36ª Exposição Agropecuária (Expoari) de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, acontece neste sábado (13). Em um percurso de quase sete quilômetros, o evento dará o ponta pé inicial da festa, que começa oficialmente no próximo dia 20. Segundo os organizadores, cerca de mil cavaleiros devem desfilar pelas avenidas do município e três mil pessoas devem acompanhar o desfile.

A concentração dos cavaleiros será no canteiro central da Avenida Capitão Silvio, próximo ao Terminal Rodoviário e a saída está prevista para as 8h. O evento contará com apoio de alguns órgãos da segurança pública, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Os participantes percorrerão algumas das principais avenidas de Ariquemes mostrando os costumes e o estilo da vida do homem do campo. O percurso passará por um pequeno trecho das Avenidas Juscelino Kubitschek e Jamari. Logo depois entrará na Avenida Tancredo Neves, entrando na Avenida Candeias até a Avenida Hugo Frey, que dá acesso ao Parque de Exposição da Associação dos Pecuaristas (APA).

Após o término da cavalgada, os tropeiros serão recebidos no Parque de Exposições da APA, onde acontece a 3ª Queima do Alho, uma competição culinária disputada por 13 comitivas, que irão preparar comidas típicas campeiras.

O evento contará com os shows de Junior Magalhães, Lu Morgan, Banda Mix, Glauber e Gleydson e Marcelo Araguaia e Robson Viola.

Ao todo, 13 equipes de comitivas disputarão o prêmio de quem prepara o melhor arroz carreteiro.  — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

"A Queima do Alho já se tornou tradição na APA, fazendo uma belíssima tarde de confraternização com 13 equipes competindo de quem faz o melhor arroz carreteiro. É uma tarde para a família inteira estar prestigiando o evento e saborear um bom churrasco e uma boa comida campeira", disse o diretor secretário da APA, João Júnior.

Acampados

Para acompanhar o desfile de perto, muitas pessoas estão acampadas desde a última terça-feira (9) nos canteiros da Avenida Tancredo Neves.

A maioria delas, integrantes de comitivas, os quais dizem que todo o desconforto vale a pena para poder reunir os amigos e curtir a cavalgada.

Integrantes de comitivas se acamparam na Avenida Tancredo Neves para guardar lugar e assistir a cavalgada.  — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Integrantes de comitivas se acamparam na Avenida Tancredo Neves para guardar lugar e assistir a cavalgada. — Foto: Rede Amazônica/Reprodução

A jovem Natália Carolina, comentou que todos os anos ela e outros amigos encaram a missão de guardar um lugar na Avenida Tancredo Neves, mas ela garante que todo o esforço vale a pena no final.

"As nossas expectativas são grandes, estamos aqui não só pela diversão, mas pela cultura também. Todos os anos ficamos na na beira da avenida, para guardar o melhor lugar para assistirmos a cavalgada com a nossa comitiva", contou.

Cavalgada Expoari Ariquemes