Rondônia

Estado de Rondônia recebe doação de terreno de 1,3 mil hectares

O Estado por sua vez, estará autorizando o uso do local para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac)
Publicado 04/07/2019

O governo de Rondônia recebeu por meio de doação da prefeitura do município de Ariquemes uma área de 1,345 mil hectares, localizada no Polo Moveleiro da cidade. As tratativas se deram por conta da necessidade do Município de ter uma área reservada para um centro de recuperação de apenados. O Estado por sua vez, estará autorizando o uso do local para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

A autorização de uso será concedida a Apac pelo prazo de um ano, renovável por mais um ano. A Associação de proteção e assistência aos condenados é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem o intuito de recuperar e reintegrar os apenados, com o propósito de proteger a sociedade. A Apac atua como um auxiliar do Poder Judiciário, objetivando gerar humanização dentro das prisões e fazendo com que diminua cada vez mais a reincidência do crime por meio de uma filosofia de resgate do humano intrínseco ao criminoso.

Ariquemes é o segundo município do Estado que contará com uma Apac, o primeiro foi Ji-Paraná. Existem projetos de outras associações em Porto Velho, Cacoal, Colorado e Vilhena.

O Governador Marcos Rocha é entusiasta do projeto e não tem medido esforços para colaborar com a implantação de Apacs no Estado.

Em um cartório de Ariquemes, foi feito a assinatura do Prefeito Tiago Flores, doando o terreno. A assinatura de recebimento foi feita pelo Procurador do Estado, Ítalo Miranda. O Gestor da Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária Constantino Erwen esteve presente, com o Presidente da Apac de Ariquemes, João Aldair.

Patrimônio Rondônia Ariquemes Governo Doação