Rondônia

Cerca de 300 jovens devem fazer juramento a bandeira na Prefeitura de Cacoal

Precisam participar todos os jovens que se alistaram no período de janeiro a junho deste ano.
Publicado 03/07/2019
Atualizado 03/07/2019
Foto: Reprodução

Trezentos jovens devem comparecer a solenidade de juramento a bandeira, marcada para sexta-feira (5), as 8h0 em frente a Prefeitura de Cacoal (RO), município a 480 quilômetros de Porto Velho. Todos os jovens que se alistaram no período de janeiro a julho de 2019 precisam participar.

Para a cerimônia, os rapazes necessitam ficar atentos a algumas recomendações, conforme explica a secretária da junta militar de Cacoal, Pauliana Manzoli.

"O rapaz precisa usar camiseta branca, calça jeans e calçado fechado. A cerimônia é simples e em cerca de uma hora já será concluída. Nessa cerimônia, eles recebem o certificado de dispensa de incorporação", afirmou Manzoli.

Segundo dados da junta militar, cerca de 300 jovens devem estar presentes na solenidade, que será realizada na praça municipal. Os jovens que faltarem ao juramento sem motivo justificado terão os documentos incinerados, devendo reiniciar o processo.

"Caso faltem, os jovens podem ficar sem o certificado de alistamento. Se por questões de doença, ou algo do tipo, faça com que haja a falta é necessário apresentar um laudo médico na junta militar, para que o caso seja analisado", explicou Pauliana.

O alistamento militar é obrigatório para todos os brasileiros do sexo masculino. Sem ele, o jovem fica impedido, por exemplo, de tirar o passaporte, fazer concurso público e até de ingressar no ensino superior.

Quem tiver alguma dúvida pode procurar a junta militar do município que funciona de segunda a sexta-feira das 7h0 as 13h0, em uma sala em anexo a prefeitura.

Juramento Bandeira Cacoal JOVENS Alistamento