Rondônia

Fumaça e poeira; Risco para idosos e crianças

“O número de queimadas aumenta e a rede pública de saúde se prepara”
Publicado 02/07/2019
Atualizado 28/09/2020
Foto: Divulgação

Todo ano a história se repete, sempre piorando. Com a chegada do verão amazônico, as queimadas na zona rural e focos de incêndio na zona urbana, somadas à poeira e a baixa umidade do ar, causa problemas de saúde, principalmente em crianças e idosos, colocando a rede de saúde pública em alerta.
    Quem sofre com problemas alérgicos ou respiratórios ( tipo bronquite e asma)  são os que mais precisam de atendimento médico. Esse ano, segundo o Instituto Rondon, já tiveram um aumento de 60%, teoricamente por causa da flexibilização da fiscalização apregoada e em praticadas pelo atuais gestores federais.
    Nos municípios a fiscalização tenta manter a situação sob controle, multando quem promove queimada de lixo e entulhos e quintais. Terrenos baldios recobertos por vegetação seca são criminosamente incendiados por vândalos e não raro os bombeiros precisam entrar em ação para evitar danos maiores.
    Nos centros de saúde a procura por ajuda está crescente. Crianças e idosos com problemas respiratórios já são maioria nas filas e a maioria precisa apenas de sessões de inalação para irrigar as vias respiratórias. Os especialistas aconselham o consumo de muito liquido, evitar exposição ao sol nos horários de calor mais elevado e uso de umidificadores de ambiente. Na falta desse equipamento, principalmente a noite, recomenda-se o uso de toalhas molhadas no quarto. Condicionadores de ar ajudam  a tornar o ar ainda mais seco, caso é que umidificadores são a única solução.

Saúde Fumaça poeira risco Idosos Crianças Queimadas