Rondônia

Crianças com deficiência física ganham brinquedos acessíveis em praça de Ariquemes

'Ver o sorriso no rosto de cada criança, não tem preço', diz coordenadora do projeto.
Por G1/RO
Publicado 27/06/2019
Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Brincar no parque pode parecer uma simples atividade para a garotada. Porém, a diversão não é a mesma para as crianças com deficiência física, que acabam sendo excluídas das brincadeiras. No entanto, essa realidade, começou a mudar em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, após a instalação de brinquedos adaptados para esse público na Praça do Quero Quero.

A iniciativa é desenvolvida pelo projeto Lazer, Inclusão e Acessibilidade (LIA), que é ONG, formada por mães com filhos portadores de deficiência física, que buscam pelo direito de ver os filhos brincando com as demais crianças nos espaços públicos.

Com o apoio do executivo e legislativo municipal, um balanço e uma gangorra acessível foram confeccionados e instalados juntos aos demais brinquedos. A nova atração emocionou diversas mães que buscavam por essa opção de lazer.

“É um sentimento maravilhoso essa conquista para os nossos filhos, ver eles alegres, podendo brincar em um espaço público. É muito gratificante”, destacou Claudinéia Martins, mãe da Lauriany, de cinco anos.

“Não existe presente melhor do que esse para nós mães, ver a alegria dos nossos filhos é a melhor coisa do mundo, esses brinquedos presenteiam tanto as crianças como as famílias”, exclamou Marta Palhano, mãe da Beatriz, de nove anos.

A coordenadora do projeto LIA no município, Letícia Vargas, revelou que quando viu os brinquedos instalados, não conseguiu conter a emoção, em ver o desejo sendo realizado.

“Eu chorei bastante de emoção, por ser uma conquista muito grande pra gente. Ver o sorriso no rosto de cada um deles brincando em meio as demais crianças, pra gente não tem preço. Esse é o lema do projeto e sempre buscarei por esse direito”, comentou.

A coordenadora é a avó da Yasmin, de cinco anos, e explica que o desejo de poder proporcionar o lazer às crianças com deficiência física, surgiu ao observar que elas possuíam mais deveres do que momentos de diversão.

“Depois que eu tive a minha neta, eu fui vendo o que essas crianças precisam para mudar um pouco a vida delas. Elas possuem muitos deveres, como fisioterapia, consultas médicas, medicamentos na hora certa, entre outros. Foi quando em 2018, conheci o projeto LIA pelas redes sociais, me interessei pela causa e consegui me cadastrar na ação. E agora fomos presenteados com a inauguração dos brinquedos”, contou.

De acordo com a prefeitura, os brinquedos foram fabricados com madeiras apreendidas destinadas à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

“É uma população que precisa de uma atenção e cuidado especial, além do carinho. E nesse contexto todo, está o processo de inclusão, de trazê-las para a proximidade com as demais crianças, e assim, conviver todas juntas, sem diferenças e com respeito às desigualdades”, disse o prefeito Thiago Flores.

Além da Praça do Quero Quero, outros dois kits com os brinquedos adaptados serão instalados em outras praças do município.

Brinquedos Crianças Deficiência Física acessíveis Ariquemes praça
Foto: Rede Amazônica/Reprodução