Rondônia

Semed realiza chamada escolar para educação de jovens e adultos em Ariquemes

Objetivo é fazer levantamento da demanda de vagas para o segundo semestre de 2019.
Publicado 21/06/2019
Foto: Divulgação

As inscrições da chamada escolar da rede municipal de ensino à educação de jovens e adultos estão abertas em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o procedimento é destinado aos jovens acima dos 15 anos, além de adultos que não concluíram o ensino fundamental e médio. O prazo para a inscrição se estende até o dia 28 de junho.

Conforme a Semed, para efetuar a pré-matrícula, os interessados, quando maiores, ou pais e responsáveis dos menores de idade, devem apresentar os documentos pessoais, a certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço atualizado e comprovante do histórico escolar.

As inscrições estão sendo feitas nas escolas Dirceu de Almeida (Setor 6), Magdalena Tagliaferro (Setor 9) e Venâncio Kottwitz (Setor 11). Mas, segundo a pasta, a inscrição na chamada ainda não garante a vaga, que dependerá de outros dois fatores: alunos do primeiro semestre que não efetivarem a rematrícula e abertura de novas turmas.

"Essa etapa representa o censo da população escolar na modalidade EJA, que pretende ingressar no sistema municipal de ensino. Com esses dados, a Semed obterá um levantamento do número de vagas e o local da oferta ao ensino noturno para o segundo semestre de 2019", destacou a coordenadora da chamada, Sirlene de Brito Sena.


Atualmente, duas escolas municipais prestam as aulas do EJA no período noturno, sendo que a chamada escolar servirá para fazer um levantamento do público interessa e, possivelmente, ampliar a modalidade para uma nova instituição.

"O objetivo principal é captar alunos para a EJA, oportunizando aqueles que não tiveram acesso na idade própria. Com isso, realizaremos o levantamento a fim de ter dados que comprovem essa demanda e, assim, enviaremos às escolas para efetivarem as matrículas ao segundo semestre", frisou Sirlene.

O resultado da chamada escolar será divulgado no dia 8 de julho. O período de rematrícula dos alunos já existentes acontece nos dias 10 e 11 de julho. As matrículas para os novos alunos acontecerão no dia 12 de julho. ​

Educação Semed chamada escolar JOVENS Adultos Ariquemes