Rondônia

PELA LIBERDADE DE IMPOSTOS, LANCHONETE VAI VENDER CHOPP SEM TRIBUTOS EM VILHENA

Promoção faz parte de campanha por liberdade de impostos, promovida pela Student For Liberty Brasil
Publicado 17/06/2019

Os consumidores de Vilhena terão na quarta-feira (19) a oportunidade de comprar Chopp sem a incidência de impostos. A ação “Dia da Liberdade de Impostos” é promovida pelo movimento liberal Student For Liberty Brasil(SFLB) em parceria com a lanchonete Zero Grau do Park Shopping Vilhena. De acordo com o coordenador local do movimento, Dhonatan Pagani, o objetivo é mostrar ao contribuinte que a carga tributária embutida em produtos corresponde à metade do valor final. Portanto, das 17h às 20h30 o estabelecimento irá vender Chopp pela metade do preço, de R$ 9,00 por R$ 4,50.

O coordenador ressalta que a ação, livre de impostos, tem objetivo de conscientizar o contribuinte sobre a quantidade de impostos e sem o devido retorno. “Esse é um protesto contra a alta carga tributária, que em média eleva o preço final dos produtos em mais de 30%, mas há aqueles que são taxadas em até 60%, como o setor de bebidas”, frisa Pagani. Ele reforça que essa primeira ação é apenas o pontapé inicial e que nas próximas edições comércios de outros segmentos como o de medicamentos, vestuário, alimentação, entre outros bens de consumo direto e de necessidade de consumo imediato, poderão aderir à campanha do movimento.

“No dia dia as pessoas percebem a carga tributária que incide nos produtos, mas elas não param para se sensibilizar quanto a isso, é por isto que ações como esta levam o contribuinte a refletir sobre a carga de impostos que pagamos”, finaliza Dhonatan Pagani.

Além de Vilhena, a ação acontece em outras cidades de Rondônia e em outros estados.

Muita taxação e pouca reversão para o social

Para se ter uma ideia, o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), num ranking de 30 países, colocou o Brasil como 14º país que mais arrecada imposto. A taxação brasileira sobre bens de consumo está entre as mais altas do mundo, que corresponde a uma média de 42% do rendimento bruto de cada cidadão, segundo o IBPT; isso significa que o brasileiro trabalha, em média, 153 dias (cinco meses do ano) somente para pagar impostos federais, estaduais e municipais.

Presente em 110 países

Student for Liberty surgiu em 2008 nos Estados Unidos a partir de uma rede de grupos estudantis e chegou ao Brasil em 2012. Em seu portal na internet o movimento se declara uma instituição libertária sem fins lucrativos. Seu propósito é “educar, desenvolver, e empoderar a próxima geração de líderes em prol da liberdade”.

Para saber mais sobre o SFLB acesse o portal do movimento na versão em português no link https://www.studentsforliberty.org/brasil/

50 % Imposto Vilhena Chopp