Rondônia

Grupo de amigos se une para revitalizar praça no Centro de Guajará-Mirim

Segundo o grupo, o objetivo é resgatar a história, cultura e pontos turísticos do município.
Por G1/RO
Publicado 17/06/2019
oto: Fabiano do Carmo/G1

Preocupados com o abandono das praças e pontos turísticos de Guajará-Mirim (RO), cidade distante a pouco mais de 330 quilômetros de Porto Velho, um grupo de amigos decidiu se reunir para pintar e iluminar a Praça Mario Correa, no Centro. Segundo o grupo, o objetivo é resgatar a história e cultura do município.

A Associação de Amigos do Museu, Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e Bens Públicos (AMEF) surgiu com o intuito de resgatar pontos turísticos de Guajará-Mirim.

“A AMEF surgiu entre um grupo de amigos que amam a cidade e que estão preocupados com a atual situação. Além disso, queremos resgatar a história, os pontos turísticos e a cultura do município”, disse Dayanne Saldanha, colaboradora da associação.

Os colaboradores da associação realizarão um arraial na noite desta segunda-feira (17) com o objetivo de levantar fundos para a reforma do coreto que fica na parte central da praça, e para isso pinturas e instalação de luzes foram feitas.

“Nós capinamos o espaço, plantamos e colocamos iluminação no coreto, pintamos o meio-fio das calçadas. Aos poucos nós vamos melhorando as coisas e cuidando do local”, contou Pedrina Ewerton, colaboradora da associação.

A Praça Mario Correa foi criada na década de 40 e ao longo dos anos moradores vivenciaram momentos inesquecíveis no local. São muitas as histórias apaixonadas contadas por pessoas de varias idades. A praça costuma ser frequentada por casais, famílias e turistas.

“Essa associação está nascendo e o primeiro ponto que queremos destacar é a reforma desta praça que tem tanta história, pelo que todos viveram aqui e pelo que ela é. Nosso primeiro evento é esse arraial para arrecadar fundos para reformar o coreto, com a autorização da prefeitura”, explica Dayanne Saldanha.

Após a conclusão da revitalização da Praça Mario Correa, o grupo de amigos pretende revitalizar outros pontos turísticos do município, além de realizar eventos com intuito de arrecadar fundos para custear a manutenção dos locais públicos.

Revitalizar praça amigos Cultura turísticos Guajará-Mirim