Rolim de Moura
Artesãos de Rolim e da região realizam cadastro e vão receber documento oficial de identificação
“Para os artesãos o cadastramento é importante”

Por Mário Jensen
Publicado 13/06/2019
Atualizado 13/06/2019
A A
Foto: Reprodução

Em Rolim de Moura, na quarta-feira, dia 12, aconteceu no Espaço Céu das Artes, um evento para o cadastramento de artesãos da cidade e da região, para futura emissão de uma carteira que identificará o profissional, com validade em território nacional, além de oferecer uma série de benefícios.

De acordo com a coordenadora de artesanato de Rondônia, Welida Sodre, primeiramente é realizado um diagnóstico ou um mapeamento, logo depois realiza-se uma palestra dizendo como funciona, explicando quais são os benefícios. “Em seguida levamos os documentos dessas pessoas, escaneamos e enviados para Brasília, onde são colocados dentro dos bancos de dados, para posteriormente sair a carteira”. 

Após a realização do cadastro, segundo Welida, em aproximadamente dez dias os artesões já terão em mãos sua carteira. 

Welida destaca que; de 04 a 15 de julho, acontece a maior feira da América do Sul, seis dos artesão de dentro do estado foram selecionados e irão para essa Feira em Recife apresentar o trabalho, porém só participar quem tem a carteira, pois a carteira é um registro de identificação. Ele passa por uma avaliação e só ira receber se estiver apto. 

O cadastramento dos artesãos se dará mediante avaliação de peças prontas e demonstração de habilidade manual, através de prova de feitura para cada técnica a ser cadastrada. Poderão ser registradas no mínimo uma e no máximo três técnicas para cada artesão. Os profissionais considerados aptos irão receber a Carteira Nacional do Artesão, porque uma carteira que traz benefícios, não podemos sair distribuindo de qualquer forma, é algo sério, lembra Welida. 

Para os artesãos “o cadastramento é importante. O profissional da área formaliza sua atividade no ramo e obtém sua carteira, que garante participação em eventos especializados como feiras regionais, estaduais e nacionais, exposições e capacitações. As informações proporcionadas pelo cadastrado também nos darão uma melhor visão de quantos artesãos dispomos na cidade e a natureza de seus trabalhos”.


 

Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias

Fonte: Rolim Notícias

Mais em Rolim de Moura

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.