Rondônia

Ministério Público de Rondônia quer evitar proliferação de pombos e andorinhas em Vilhena

Prefeitura afirma que contenção de pombos já está em execução no município.
Publicado 11/06/2019
Atualizado 11/06/2019
Foto: Reprodução

Em Vilhena, o Ministério Público de Rondônia (MP-RO), quer evitar proliferação de pombos e andorinhas, e para acompanhar e fiscalizar, instaurou inquérito civil público com medidas que evitem a proliferação na região do Cone Sul. O órgão justifica que esses animais são nocivos ao ser humano e podem causar problemas de saúde pública.

De acordo com o MP-RO, o inquérito foi instaurado após reclamação sobre a proliferação de pombos e andorinhas na cidade. 

O órgão ressalta que algumas medidas para controle das aves já foram adotadas pelo município, como por exemplo, o uso de gaviões treinados que afugentam e capturam pombos em escolas e postos de saúde.

Porém, o MP-RO considera imprescindível a adoção de uma política municipal de prevenção à proliferação dessas aves. A prefeitura afirma que o projeto acerca da contenção de pombos utilizando os gaviões continua em desenvolvimento no município e tem mostrado resultados eficientes.

Sobre as andorinhas, a prefeitura informou que aguarda a autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para começar as atividades de contenção.

Proliferação Ministério Público Pombos andorinhas Vilhena