Rondônia

Bambu é alternativa de renda na produção familiar em Rolim de Moura

O estilo renovável e os usos múltiplos fazem do bambu uma excelente alternativa de produção.
Publicado 11/06/2019
Atualizado 28/09/2020
Fotos: Rolim Notícias

É possível manejar bambus nativos e fazer da planta uma opção de renda na agricultura familiar. Com técnicas de colheita adequadas, o vegetal rebrota com facilidade e pode produzir por muito tempo.

Em Rolim de Moura, na propriedade da artesã Gislaine, a família investiu na confecção de artesanatos, “um aprendizado prático que ajudou a transformar em fonte de renda uma planta vista como praga”. 

A artesã Gi bambu, como é conhecida no mundo do artesanato, reside na Linha 184, sentido município de Ji-Paraná e de acordo com ela; o bambu ela busca na linha 152, no município de Novo Horizonte. Normalmente ela conta com ajuda dos companheiros para cortar os bambus, como; pai, esposo, sogro, todos contribuem. 

Depois de cortado, é preciso transportar o bambu para sua residência, e novamente conta com ajuda do pai no transporte. Antes da confecção é preciso passar pela secagem, tratamento e limpeza, agora começa a confecção.

Gislaine explica que deixa secar um pouco para tirar o amido, que normalmente acaba dando fungos e broca, o processo de tratamento também é para garantir a durabilidade das peças de artesanato. Bom depois desse processo todo, começa a transformação do bambu em artesanato, como conta Gi bambu.

Gi diz; “nas primeiras peças, eu ficava com muita vergonha de oferecer de porta em porta, ai eu optei em procurar lojas, e por sorte na primeira loja que ofereci, ela aceitou exportar minhas peças, a partir desse momento que criei coragem para oferecer nas demais lojas, foi assim que iniciou os primeiros passos”.

Gislaine, é mãe, dona de casa, esposa e ainda descreve que, consegue confeccionar até 15 peças por dia, dependendo do tamanho. O preço de cada peça muda conforme o tamanho, os valores são diversos, mas Gi bambu garante que é acessível para todos. 

O estilo renovável e os usos múltiplos fazem do bambu uma excelente alternativa de produção para agricultores familiares e uma opção de negócio sustentável para a região, com benefícios econômicos, sociais e ambientais.
 

 

Renda alternativa Bambu PRODUÇÃO familiar Rolim de Moura
Fotos: Rolim Notícias
Fotos: Rolim Notícias