Política
Moro fora do ministério. Lula fora da cadeia
A série de reportagens iniciada ontem, baseada tão somente em interceptações, repassadas ao site por uma "Garganta Profunda" já circula em todos os países alcançados pela publicação internacional.

Por Brasil 247
Publicado 11/06/2019
Atualizado 11/06/2019
A A

O escândalo que começou a ser revelado pelo The Intercept é uma bomba H que vai causar muitos estragos (talvez irreversíveis) em biografias até agora imaculadas. A imagem de Sérgio Moro, já maculada quando aceitou ministério de Bolsonaro, a quem ajudou a eleger enquanto num cargo em que não poderia tê-lo feito, fica menor ainda e agora aos olhos do Brasil e do mundo. Pois a série de reportagens iniciada ontem, baseada tão somente em interceptações, repassadas ao site por uma "Garganta Profunda" já circula em todos os países alcançados pela publicação internacional.

The Intercept esclarece de início não se tratar da invasão do celular de Moro denunciada há alguns dias pelo ministro, mas de vasto material composto de várias mídias, recebido de fonte anônima há semanas com mensagens trocadas, dentre outros, pelo coordenador da Lava Jato, Deltan Dallagnol e o juiz Sérgio Moro. Não há como suspeitar da veracidade das conversas. Nelas, Moro visivelmente ajuda Dallagnol a condenar Lula, traindo seu papel de juiz do caso. É uma atitude que o atinge, mesmo já estando fora do Judiciário. Pode ser condenado a perder a aposentadoria de que desfruta. Fica mais consistente a acusação da defesa de Lula que questiona a imparcialidade de Moro. Fica também mais nítida a suspeita de que atuou com motivação política para condenar o favorito nas eleições presidenciais e que a indicação ao ministério do vitorioso foi a recompensa por sua atuação. Ou seja: tanto sua posição como juiz quanto a de ministro não se sustentam mais.

A boa notícia é que o escândalo pode ajudar Lula a sair da cadeia mais rapidamente do que ele próprio esperava, porque a essa altura o STF não poderá concordar com a imparcialidade de Moro, o que levaria à nulidade do processo e consequente absolvição de Lula.

A outra boa notícia é que a Lava Jato, que estava moribunda desde o escândalo da Fundação bilionária, provada agora sua atuação política, deverá receber seu atestado de óbito.

Fonte: Brasil 247

Repercussão   Moro   Lula   Cadeia   Ministro  

Mais em Política

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.