Agronegócio
Empresa de chocolate artesanal movimenta o cenário agrícola na região do Vale do Jamari
Caso de sucesso em empreendedorismo e melhoria na gestão do negócio

Assessoria de Imprensa
Publicado 10/06/2019
Atualizado 10/06/2019
A A

O Projeto Agroindústria tem acompanhado pouco mais de 30 empresas em Ariquemes e região, e uma fábrica de chocolate artesanal ganha destaque neste cenário. A Chocolate Jamari potencializou sua produção com consultorias e acompanhamento do Sebrae.

A produção de chocolate artesanal começou de um modo tímido e aos poucos foi ganhando força, e hoje é uma fábrica equipada, com instalações adequada, máquinas e licenças, podendo produzir até 120 quilos de chocolates por mês. O Projeto Agroindústria desenvolvido pelo Sebrae atua em quatro pilares principais, Gestão, Inovação, Sustentabilidade e Mercado, para alavancar e profissionalizar iniciativas como estas. Por meio de consultorias, a equipe realiza um mapeamento e apresenta um plano de ação.

Foi o que aconteceu com a Chocolate Jamari, o principal pilar trabalhado pelo Sebrae foi Inovação e gestão, percebendo o cenário favorável e o alcance da empresa, as consultorias nortearam novas perspectivas para inovar os produtos, oferecer “o algo a mais”, uma vez que o   mercado está mais competitivo. Foi quando o empresário, Tarciso Francisco, na busca por essa inovação, começou a produzir o licor cremoso de cacau com especiarias e ainda percebeu a viabilidade para produção de manteiga de cacau.

O Sebrae ainda atuou auxiliando na gestão dos negócios. Hoje a Chocolate Jamari produz de acordo com as encomendas, para não perder qualidade, pois o produto não fica estocado por muito tempo, e ainda todo o processo de execução dos produtos são de modo sustentável, desde a secagem da  amêndoa do cacau, trituração à condensação até virar o chocolate. Nada é perdido, desde resíduos para compostagem à gordura que vira manteiga.

Atualmente a Chocolate Jamari tem recebido encomendas de vários municípios do Estado, e tem expostos seus produtos em feiras e exposições, como Expovale, Agroshow, Rondônia Rural Show. O Sebrae Ariquemes, por meio do Projeto Agroindústria tem realizado acompanhamento e capacitação de empreendedores do setor agrícola, valorizando a produção local e fortalecendo a economia da região.

Fonte: Assessoria de Imprensa

CHOCOLATE JAMARI   Agroindústria  

Mais em Agronegócio

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.