Rondônia

Escola Judiciária e 21ª Zona Eleitoral visitam escolas da capital

Objetivo foi promover a conscientização eleitoral sobre o poder do voto entre os estudantes
Por Redação
Publicado 16/04/2024

Na última quinta-feira (11), a Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia (EJE-RO) realizou uma visita às escolas do município de Porto Velho, promovendo a conscientização eleitoral entre os jovens.

No Instituto Laura Vicuña, 172 alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, acompanhados por cinco professores, participaram de uma palestra seguida por exercícios práticos utilizando urna eletrônica, com o auxílio da Escola Judiciária Eleitoral de Rondônia (EJE-RO).

A iniciativa visa educar os estudantes sobre a importância do voto e os processos democráticos, além de familiarizá-los com o funcionamento das urnas eletrônicas, instrumento essencial no sistema eleitoral brasileiro.

Já na Escola Risoleta Neves, 120 alunos de cinco turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, acompanhados pelos professores, também receberam a visita da EJE-RO e do juiz Danilo Augusto Kanthack Pacini, titular da 21ª Zona Eleitoral.

O evento proporcionou uma oportunidade única para os estudantes compreenderem os princípios fundamentais da democracia e participarem de simulações práticas de votação.

A EJE-RO acredita que promoção da educação cívica e o engajamento democrático desde a juventude, contribuem para a formação de cidadãos conscientes e participativos no processo eleitoral.

Meu Voto, Meu Poder

Todas essas atividades também fazem parte do plano de ação do projeto "Meu Voto, Meu Poder", lançado pelo TRE-RO no início de março deste ano, tendo como objetivo principal conscientizar os eleitores sobre a importância do seu voto e o poder que ele possui para moldar o futuro da sociedade.

Através de iniciativas educativas e informacionais, o TRE-RO tem buscado empoderar os cidadãos, incentivando-os a participar ativamente do processo eleitoral e a exercerem seu direito de voto de forma consciente e responsável.

Escola Judiciária Porto Velho ELEITORAL Ensino Médio