Rondônia

Estratégia: Profissionais de Educação querem mudar o índice de evasão na educação básica em Rolim

Rondônia possui o 3º menor nível de evasão na educação básica.
Publicado 23/05/2019
Atualizado 28/09/2020
Fotos: Rolim Notícias

Dados do Ministério da Educação (MEC), divulgados recentemente, mostram que o Rondônia é o estado da região Norte que, proporcionalmente, possui o 3º menor nível de evasão na educação básica. Os números são do Censo da Educação Básica e fazem comparação com os resultados do ano anterior.

Segundo informou o MEC, os nomes desses alunos evadidos seguirão para as secretarias competentes afim de que eles sejam localizados para que eles retornem ao banco da escola, onde “terão futuro melhor”.

Em busca de mudar essa realidade o município de Vilhena em parceria com Secretaria de Educação, adquiriu uma plataforma gratuita pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e no último final de semana aconteceu um curso para os profissionais na área de educação do estado de Rondônia. 

Profissionais da educação do município de Rolim de Moura, estiveram presentes e de acordo com articuladora do Selo UNICEF, Sirlene Custodio, o selo UNICEF é uma parceria que é feito dentro do município, entre Educação, Assistência Social, Saúde, Esporte entres outros que forem necessários.  A busca ativa ela é uma plataforma que envolve em média quinze pessoas, como essas pessoas serão realizado todo um trabalho, envolvendo várias secretarias do município. 

Porém após formar a plataforma e através dessa rede será possível realizar uma buscar pelas crianças e adolescentes que estão fora da escola, tentar descobrir o motivo, porque estão fora da sala de aula e depois realizar um trabalho para resgatar de volta para escola. 

As pessoas que forem escolhidas para fazer parte da plataforma, todas terão uma missão, mas ao mesmo tempo juntos irão localizar essas crianças, destaca Sirlene Custodio.

As causas da evasão, segundo o próprio MEC, vão desde o trabalho infantil, mudança de endereço e até mesmo desinteresse do aluno por deficiência de aprendizado.


 

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