Rondônia

Lendas viram joias na 8ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná

Publicado 21/05/2019
Conselho Estadual de Cultura - Culturas Indígenas

Uma vez mais, o público da 8ª Feira Rondônia Rural Show, que acontece de 22 a 25 de maio em Ji-Paraná, terá oportunidade de conhecer o artesanato indígena de diversas etnias de Rondônia.

Nossas histórias viraram lendas, nossas lendas viraram mitos, nossos mitos viraram joias – é o mote da associação dos indígenas que participará do evento.

Além da exposição, o público conhecerá a pintura indígena, assistirá a oficina de artesanato e a apresentações culturais de dança e música.

“No momento em que algumas línguas maternas correm o risco de extinção, costumes, conhecimentos, técnicas e artefatos podem ser recuperados, e é isso o que poderemos mostrar nessa exposição”, diz Luzeny de Souza Amaral, integrante do Conselho Estadual de Cultura.

Segundo Luzeny, a exposição oferecerá aos visitantes de diversas nacionalidades a possibilidade de vivenciar essa cultura, contemplando a produção artística de variadas etnias.

“Ela está presente no dia a dia, na fala, no alimento, inserindo-se direta e indiretamente na cultura urbana”, assinala a conselheira.

Indígenas Rondônia Rural Show Ji-Paraná Oficina de artesanato