Rondônia

1ª edição do eJIFRO Games 2021 tem mais de 70 inscritos para competição virtual

Por IFRO
Publicado 23/07/2021

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) abriu no dia 20 de julho a competição da 1ª edição do eJIFRO Games 2021. Participam dos jogos 76 inscritos de 5 campi (Ariquemes, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná e Porto Velho Calama). Eles disputam no masculino e feminino as modalidades: Free Fire (Garena), League of Legends (Riot Games) e Xadrez Arena (Lichess). A fase regional termina neste dia 23 de julho, classificando para a fase nacional dos jogos, que acontecerá nos dias 13 a 17 de setembro de 2021.

O objetivo do eJIFRO é de promover a saúde mental dos estudantes do IFRO, através de uma atividade competitiva cujas características permitem a participação, embora estes permaneçam/estejam em locais diferentes. A Cerimônia de Abertura dos Jogos, tal como as disputas, ocorreram prezando pela saúde dos servidores e dos alunos, em decorrência da pandemia da covid-19. Todo o evento será realizado na forma virtual.

Segundo o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, os jogos eletrônicos são uma solicitação de mais de quatro anos, que agora passaram a ser uma realidade em toda a rede federal, com as etapas regionais e nacional (eJIF Games). “O Instituto Federal de Rondônia trabalha a formação integral de seus alunos. Olha não só a formação profissional, mas a formação cidadã e humana e, acima de tudo, a preparação de cada um e de cada uma para a vida. E como instituição de ensino temos a responsabilidade de experimentar todas as atividades que colaborem para essa formação”.

 O eJIFRO além de oportunizar a prática do esporte eletrônico (e-sport) com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre companheiros e adversários, proporciona a integração entre discentes, servidores e a sociedade em geral. São ações que possibilitarão a vivência da pluralidade cultural em suas diversas e diferentes manifestações; a socialização respeitando a identidade, a individualidade e o coletivo e o favorecimento da interação entre os campi, por meio do e-sport.

Ressaltando que os jogos digitais eram aguardados há tempos, a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, relembrou com saudades dos torneios presenciais, os quais ainda não podem ser realizados devido as atuais circunstâncias. Ela projeta que no futuro, ambas as modalidades continuarão a ser disputadas no IFRO, mesmo que tenham se tornado realidade somente agora por motivo de força maior, diante da necessidade de distanciamento social causado pela covid-19.

Em sua fala, a Diretora-Geral do IFRO Campus Ji-Paraná, Letícia Carvalho Pivetta, ampliou a visão sobre os jogos: “são modalidades que exploram o trabalho em equipe, a capacidade de percepção, reação e raciocínio rápido. É uma forma de entretenimento, mas também de desenvolvimento”. Para ela, além de representar um mercado mundial expressivo, o competidor aprende a explorar uma atividade, que promove interação sem sair de casa, necessária para a segurança em tempos de pandemia, e que deve ser realizada mantendo o fair-play.

O Coordenador de Cultura, Esporte e Cidadania, Jeferson Cardoso da Silva, falou aos jogadores sobre lembretes importantes para os Jogos e ao dar as boas-vindas se disse honrado em estar à frente da primeira edição da modalidade on-line do IFRO. Para o Presidente da Comissão Permanente de Esportes (CPE), e que representou os professores de Educação Física, Olakson Pedrosa, é uma felicidade ser parte da equipe do IFRO. Ele ainda relembrou dos momentos delicados diante de tantas perdas ocasionadas pela pandemia. Para Olakson, ao cumprir a missão institucional com a realização do eJIFRO, os professores de Educação Física veem a valorização da vida humana na segurança e bem-estar. Além disso, tem sido um desafio novo para os profissionais atuarem nesta versão em rede.

Abertura oficial

Durante a cerimônia de abertura, a aluna do Campus Porto Velho Calama, Letícia Gomes Stedile, que é atleta da modalidade de xadrez, representou todos os atletas para proferir o juramento do eJIFRO: “Em nome de todos os competidores, prometo que participaremos nestes jogos, respeitando e seguindo as regras que os regem, comprometendo-nos a um desporto sem trapaças, com o espírito verdadeiro do desportivismo, para glória do desporto e honra das nossas equipes”.

A transmissão teve tradução da Língua de Sinais (Libras) feita pela servidora Michelle Ayres Abreu do Campus Cacoal e pode ser assistida no canal do Youtube do IFRO: https://www.youtube.com/watch?v=EGAjpqDQ4I8.

Todas as orientações relativas ao eJIFRO estão publicadas no portal institucional e têm como base as diretrizes do Conselho de Organização dos Jogos dos IFs (COJIF) e do Conselho Nacional das Instituições Federais (CONIF). Os regulamentos de todas as modalidades dos Jogos Eletrônicos do IFRO podem ser acessados no link: https://portal.ifro.edu.br/jifro-nav.

Primeiros resultados

As 1ª e 2ª rodadas do League of Legends (LoL) foram no dia 21 de julho. Na primeira rodada do LoL, o Campus Ji-Paraná ganhou de 1x0 do Campus Porto Velho Calama e o Campus Jaru venceu o Campus Ariquemes. Já na segunda rodada, o Porto Velho venceu Ariquemes e Ji-Paraná derrotou Jaru.

Na classificação para as eliminatórias do Free Fire, a sequência na classificação era: Ariquemes (55 pontos), Porto Velho (30 pontos), Ji-Paraná (27 pontos) e Guajará-Mirim e Jaru com 21 pontos cada.

No Xadrez Masculino etapa 1, nos primeiros lugares estavam: Vinicius Rian, ZGabrielBR e Luiz Antonio Neto. E o Xadrez Feminino havia realizado a final, com vitória de Letícia Stedile, seguida por Thaina Tobias (2º) e por Dameri Speroto (3º).

Competição Virtual Porto Velho Jogos Ifro