Rondônia

Em Cerejeiras, detento descobre que seria assassinado a golpes de “Chuncho” por ex-colegas do PCC e registra queixa na polícia

Arma improvisada teria sido enterrada em uma das celas
Publicado 22/07/2021
Atualizado 23/08/2021

No início da tarde de ontem, um detento da Cadeia Pública de Cerejeiras foi até a Delegacia de Polícia Civil da cidade, acompanhado por um policial penal, para registrar uma queixa relatando as ameaças de morte que estava sofrendo na unidade prisional.

Segundo o denunciante, que tem 24 anos, há 08 dias ele havia sido transferido do presídio de Buritis para Cerejeiras, e soube que outros apenados estavam se preparando para matá-lo com uma arma improvisada.

A vítima deu os apelidos dos três presidiários que estavam tramando o crime: “Tela Preta”, “Fada Mãe” e “Artilheiro”. O jovem soube do crime premeditado através de “beréus” (bilhetes) de colegas de carceragem. Um “Chuncho” (arma artesanal) teria sido enterrado em uma das celas e seria usado no assassinato.

Conforme o denunciante, os acusados pertencem à facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC), a mesma na qual ele militava, mas há sete meses atrás, resolver abandonar a organização para trabalhar e ganhar a vida honestamente, sustentando sua família.

O rapaz explicou que os membros do PCC não admitem desertores e dizem que “quem entra em facção tem que permanecer e trabalhar apenas para o crime”.

A única exceção é quando o preso vai para “a bênção”, ou seja, se converte a alguma religião. Neste caso, o ex-membro é absolvido, do contrário é executado pelos antigos companheiros.

Ao registrar a ocorrência, o apenado disse que nunca havia sido ameaçado no presídio de Buritis, onde cumpria sua pena antes de ser transferido para Cerejeiras.

Ameaças Tentativa de Homicídio Cadeia Pública Polícia Civil Policial Penal CEREJEIRAS