Rondônia

Pesquisa de mestrado profissional utiliza ferramenta de Artes para integrar conhecimento ao ensino técnico e tecnológico

Por IFRO
Publicado 22/07/2021
Atualizado 22/07/2021

Participante do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), a professora Paola Teles Maeda, do Campus Colorado do Oeste, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), vai apresentar sua Dissertação de Mestrado no próximo dia 4 de agosto. O ProfEPT é um programa de mestrado profissional desenvolvido em rede nacional. Em Rondônia, o programa é desenvolvido no IFRO Campus Porto Velho Calama. Tendo como título: “Sketchbook integrando saberes técnicos na Educação Profissional e Tecnológica – EPT”, o projeto de pesquisa propôs uma reflexão sobre o acesso e a prática no componente curricular Arte através da comunicação visual, da prática, da expressão estética e da compreensão da relação entre conteúdos de diferentes áreas do conhecimento.

O sketchbook é uma ferramenta que propicia dar uma forma física às ideias e, segundo a docente, “pretendeu-se abordar o sketchbook como uma ferramenta para se trabalhar com saberes técnicos, além de ser um suporte para guardar uma coleção das produções, um ‘diário gráfico’ do artista em formato tradicional, palpável, em meio à época digital.” Assim, “encontramos uma maneira de inserir uma atividade prática de arte em curso técnico-profissionalizante através de Projeto de Ensino, uma atividade extraclasse e não obrigatória”, disse a docente, que foi orientada pela professora Sandra Aparecida Fernandes Lopes Ferrari, doutora em Teoria da Literatura e docente do ProfEPT.

  O objetivo geral da pesquisa foi avaliar de que forma o acesso e a prática em Arte, através da utilização do sketchbook como processo integrador de saberes técnicos na Educação Profissional e Tecnológica, contribui para o desenvolvimento de percepções estéticas. “Almejamos entendê-lo como um material gráfico tradicional, que atua na cultura digital, uma vez que está entre a teoria e a prática na tentativa de facilitar o ensino-aprendizagem em Artes Visuais”, destaca a pesquisadora. 

Como parte do projeto, uma Oficina de Ilustração foi ofertada ao público-alvo composto por onze acadêmicos do 2º ano do Curso Técnico em Agropecuária integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. De acordo com a pesquisadora, os participantes se dispuseram a participar da atividade que foi ofertada em formato remoto devido à pandemia da covid-19, com aulas síncronas que se desenvolveram através da plataforma Google Meet e do WhatsApp, além de diversas ferramentas analógicas e digitais. Ela cita que “houve receptividade dos participantes que se mostraram satisfeitos com a proposta da ampliação de oferta de atividades práticas em Arte que podem contribuir na formação complementar e auxiliar nos conteúdos do Curso Técnico em Agropecuária, além da integração de conteúdos de disciplinas distintas nas ilustrações produzidas na oficina”, destacou.

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