Rondônia

Governo do Estado através da Polícia Militar reforça ações de Segurança Pública nas cidades e distritos rondonienses

Publicado 22/07/2021
Atualizado 22/07/2021

O Governo de Rondônia por meio da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) está presente nas cidades, distritos e localidades mais distantes de Porto Velho, servindo e protegendo a população rondoniense. Para tratar sobre as ações da Polícia Militar, o comandante-geral da Corporação, coronel PM Alexandre Luís Freitas de Almeida, esteve na terça-feira, 20, no município de Corumbiara e os distritos de Vitória da União e Alto Guarajus e se reuniu com o prefeito, vice-prefeito e vereadores locais. “Isto é um fato histórico, pois é a primeira vez em que um comandante geral da PM vem a esta cidade”, observaram os vereadores.

Na reunião realizada na Câmara Municipal em Corumbiara, com a presença do prefeito Leandro Teixeira, vice-prefeito, Marcelo Crisóstomo, vereadores José Firmino, (presidente da Câmara), Ney Moura, Solon Pereira, Marcelo Crisóstomo, Sebastiana Ribeiro, Gerson Gonçalves, o comandante-geral abordou o tema: Segurança Publica da Região de Corumbiara e falou das ações da PM e do governo do Estado nas localidades, sem antes agradecer ao governador coronel Marcos Rocha que tem investido nas melhorias de acesso ao município.

Os vereadores foram unânimes em afirmar o empenho da Polícia Militar na região, mesmo com pouco efetivo para manter a tranqüilidade e a sensação de segurança na cidade. Ao destacar a presença de um comandante-geral da PM na região, disseram que é um fato histórico no Município, “pois é a primeira vez que a maior autoridade da Polícia Militar participa de reunião com autoridades locais e a comunidade”. Eles solicitaram ao Comando da Corporação, mais policiais militares e viaturas para atender os distritos de Vitória da União e Alto Guarajus.

VITÓRIA DA UNIÃO

No distrito de Vitória da União que fica distante 20 km de Corumbiara e 60 km de Cerejeiras, foi explicado sobre a presença da PM. No estudo feito, consta no distrito, um posto de gasolina e cerca de mil moradores e, neste caso, temos um policiamento diferenciado, mas a presença da PM é constante. Lá, também foi dado a conhecer os dados estatísticos de ocorrências registradas na região. De acordo com os números de ocorrências, houve uma redução significativa. Em 2020, foram registradas 241 ocorrências, e até o mês de julho, deste ano, foram registrados 97 boletins de ocorrências.

Segundo o comandante-geral, estes números têm diminuído graças ao desempenho do policiamento ostensivo que vem sendo realizado pelos policiais militares da 3ª e 4ª Companhias do 3º Batalhão, sediado em Vilhena. Com relação à contratação de mais policiais militares, ele explicou que o governador coronel Marcos Rocha é sensível ao tema e já vem se reunindo com a equipe econômica do Estado tratando sobre o assunto.

SOBRE AS VISITAS

O coronel PM Almeida, disse esta semana que como função macro no gerenciamento superior da corporação, juntamente com seu subcomandante-geral, coronel PM Plínio estabelece seu comando na política administrativa e operacional da Polícia Militar no âmbito do Estado, com supervisão e controle das atividades internas e externas, desde o Quartel do Comando Geral ou nas localidades onde esteja um soldado da Polícia Militar. “Onde estiver um soldado, no mais longínquo rincão desta terra de Rondon, na última trincheira, ali estará seu comandante”, disse.

Segundo o comandante-geral, as visitas nas mais distantes localidades representam a presença do Estado e a busca permanente da melhoria nas condições de trabalho dos policiais militares. Em tempos não muito distantes, disse, as Unidades onde os policiais militares serviam ou estavam lotados, eram precárias e sem condições se quer de atender a comunidade local. Hoje, com apoio do governador coronel Marcos Rocha, estamos buscando um melhor ambiente de trabalho e melhores instalações para nosso efetivo.

 

 

Segurança Pública Polícia Militar Porto Velho Polícia Rondônia Marcelo Crisóstomo Marcos Rocha Municípios