Rondônia

Com nova remessa de vacinas contra covid-19, Rondônia ultrapassa a marca de 1 milhão de doses recebidas

Mais 46.250 doses da vacina AstraZeneca foram entregues nesta sexta-feira (16) a Rondônia
Publicado 17/07/2021
Atualizado 17/07/2021

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), recebeu nesta sexta-feira (16), na Central de Rede de Frios, em Porto Velho, mais um lote de vacina para enfrentamento à covid-19. Com a chegada desta remessa, contendo 46.250 doses da AstraZeneca, o Estado registra a marca de 1.025 758 (um milhão e vinte e cinco mil e setecentos e cinquenta e oito) doses vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde (MS).

Os respectivos imunizantes servirão para imunizar o público-alvo previsto no Plano Nacional de Operacionalização (PNO), contemplando em 1ª dose à população de fronteira e pessoas entre 59 a 55 anos. A chegada dessa remessa refere-se à viabilização do Governo Federal, por intermédio do MS, que fez compromisso de enviar além das 37.225 doses já destinadas à região, outras 9.025 doses extras para contemplar os estados que têm fronteira, totalizando 46.250.

Até o momento, de acordo com a Agência, 45,5% da população vacinável já receberam a 1ª dose e 15,3% foram imunizados com a 2ª dose em todo o Estado.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, destacou que este é um momento marcante para a população de Rondônia. “Recebemos mais de 1 milhão de vacinas para atender nossos cidadãos. Por isso, ressalto a importância das pessoas buscarem os pontos determinados para serem imunizadas. Em meio a isso, os municípios tenham consciência de aplicar essas doses o mais rápido possível, fazendo com que todos estejam protegidos deste vírus”.

As doses recebidas serão distribuídas para as seis Gerências Regionais de Saúde (GRS) instaladas em Rondônia, reunindo 10.665 (Ji-Paraná); 3.725 (Cacoal); 3.735 (Vilhena); 6.015 (Ariquemes); 3.675 (Rolim de Moura) e 19.935 (Porto Velho).

O superintendente regional do Ministério da Saúde, Igor Mendonça, destacou que nos próximos dias Rondônia receberá mais lotes de vacinas contra a covid-19. Mendonça enfatizou a comunidade em geral, a se vacinar contra outros vírus que estão em evidência. “Temos também outras vacinas, como a de enfrentamento à H1N1, que está tendo pouca demanda da população. Pedimos que todos busquem imunização contra essas outras doenças”, conclui.

REDUÇÃO DE INTERVALO

Presente na coletiva de imprensa, o titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Fernando Máximo, destacou sobre a necessidade de antecipar a 2ª dose das vacinas AstraZeneca e Pfizer, como medida para garantir a proteção contra a variante Delta do coronavírus que circula em todo o país. Ficou estabelecido que a 2ª dosagem de ambas possam ser aplicadas em 45 e 60 dias respectivamente.

“Antes, o MS determinava que as vacinas deveriam ser aplicadas em até 90 dias, conforme a bula da substância, por não haver muitas vacinas na época. Com mais demandas existentes, os estados foram autorizados a antecipar as doses. O nosso Governo realizou vários estudos científicos para certificar esta possibilidade até chegarmos à conclusão de reduzir o intervalo entre os imunizantes ”, explica.

SOS VACINAÇÃO

Outro ponto enfatizado pelo secretário foi acerca dos mutirões “SOS Vacinação” que estão sendo realizados em parceria com departamentos estaduais de saúde e municípios para dar celeridade na imunização da população. “O Governo de Rondônia vem para socorrer cidades com dificuldades na aplicação das doses. Quanto mais prevenirmos contra esta terrível doença, melhor será para nos livrarmos da pandemia”, pontua Máximo.

De acordo com o secretário da Saúde, duas cidades fronteiriças serão as próximas a receberam a mobilização. Sendo neste sábado (17), às 18h, na Escola Lazara Alves de Lima, em São Miguel do Guaporé, com aplicação da 1ª dose a  pessoas a partir de 25 anos e 2ª dose da AstraZeneca direcionada a pessoas com intervalo de 45 dias da 1ª dose.

Em Costa Marques, a ação acontece domingo (18), às 8 horas, na Escola Gomes Carneiro, com aplicação da 1ª dose em pessoas a partir de 18 anos, e a 2ª dose da AstraZeneca no intervalo de 45 dias.

A mobilização “SOS Vacinação” está prevista para acontecer nos próximos dias em mais cidades. “Rondônia é um dos Estados mais rápidos do Brasil a distribuir vacinas aos seus municípios. No mesmo sentido, queremos esta mesma agilidade para que as pessoas sejam vacinas em sua respectiva localidade”, finaliza Máximo.

Vacinas Doses Saúde Rondônia