Rondônia

Homem que se alimentava apenas de palmito entrega criminosos ambientais em Chupinguaia e PF deve entrar no caso

Três homens, um deles indígenas, foram delatados pelo trabalhador
Publicado 16/07/2021
Atualizado 17/08/2021

Uma denúncia apresentada ontem, na Polícia Civil de Vilhena, pode levar a Polícia Federal a executar uma operação na Terra Indígena Tubarão-Latundê, em Chupinguaia, onde vem sendo extraídas madeiras a mando de um homem da etnia Aikanã.

O denunciante, de 55 anos, resolveu procurar o quartel da PM em Chupinguaia para relatar as condições de trabalho precárias de que tem sido vítima.

O denunciante alegou que há anos vem serrando madeiras para um homem de 40 anos, de origem indígena, mas estava vivendo em condições sub-humanas, alimentando-se apenas de palmito no meio da mata.

Além de mencionar outros dois homens envolvidos no crime ambiental, junto com o indígena, que seria o facilitador do acesso à reserva, o autor da queixa também apontou o local onde estaria a madeira serrada por ele.

A PM comunicou o caso ao delegado Flori Júnior, chefe da Polícia Federal em Vilhena, e recebeu autorização para ir ao local verificar a veracidade das afirmações feitas pelo denunciante.

Quando estavam a caminho da Terra Indígena, guiados pelo autor da queixa, os policiais resolveram voltar, e justificaram a decisão: “percebemos que a mata estava cada vez mais fechada e que não dispúnhamos de materiais (motosserras e cabo de aço) e nem efetivo suficiente para prosseguirmos até o local indicado, tendo em vista que a TI é muito extensa e os indígenas são hostis à presença da Polícia Militar. Por esse motivo, para resguardar a integridade física dos indígenas e da guarnição, optamos por não ir mais adiante para evitar um mal maior”

Crime Ambiental Polícia Civil Polícia Federal Denúncia Chupinguaia terra indígena