Polícia
Homem que se alimentava apenas de palmito entrega criminosos ambientais em Chupinguaia e PF deve entrar no caso
Três homens, um deles indígenas, foram delatados pelo trabalhador

Por Folha do Sul Online
Publicado 16/07/2021
Atualizado 16/07/2021
A A
Foto: Reprodução/Folha do Sul Online

Uma denúncia apresentada ontem, na Polícia Civil de Vilhena, pode levar a Polícia Federal a executar uma operação na Terra Indígena Tubarão-Latundê, em Chupinguaia, onde vem sendo extraídas madeiras a mando de um homem da etnia Aikanã.

O denunciante, de 55 anos, resolveu procurar o quartel da PM em Chupinguaia para relatar as condições de trabalho precárias de que tem sido vítima.

O denunciante alegou que há anos vem serrando madeiras para um homem de 40 anos, de origem indígena, mas estava vivendo em condições sub-humanas, alimentando-se apenas de palmito no meio da mata.

Além de mencionar outros dois homens envolvidos no crime ambiental, junto com o indígena, que seria o facilitador do acesso à reserva, o autor da queixa também apontou o local onde estaria a madeira serrada por ele.

A PM comunicou o caso ao delegado Flori Júnior, chefe da Polícia Federal em Vilhena, e recebeu autorização para ir ao local verificar a veracidade das afirmações feitas pelo denunciante.

Quando estavam a caminho da Terra Indígena, guiados pelo autor da queixa, os policiais resolveram voltar, e justificaram a decisão: “percebemos que a mata estava cada vez mais fechada e que não dispúnhamos de materiais (motosserras e cabo de aço) e nem efetivo suficiente para prosseguirmos até o local indicado, tendo em vista que a TI é muito extensa e os indígenas são hostis à presença da Polícia Militar. Por esse motivo, para resguardar a integridade física dos indígenas e da guarnição, optamos por não ir mais adiante para evitar um mal maior”

Fonte: Folha do Sul Online

Crime Ambiental   Polícia Civil   Polícia Federal   Denúncia   Chupinguaia   terra indígena  

Mais em Polícia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.