Rondônia

Sebrae lança segunda edição do Prêmio de Educação Empreendedora

Melhores práticas de professores, de todo o Brasil, serão premiadas e disseminadas pela entidade
Publicado 15/07/2021
Foto: Assessoria

Com o objetivo de ampliar a educação empreendedora no ambiente escolar, o Sebrae lançou nesta semana a 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora (PSEE). A iniciativa vai estimular e reconhecer as melhores práticas de professores do ensino fundamental, médio, superior e técnico, em todo o país, valorizando os trabalhos dos profissionais mais engajados. As inscrições estarão abertas até o dia 10 de setembro de 2021, por meio do site do Prêmio.

“A nossa ideia é analisar as melhores práticas desenvolvidas pelos docentes e transformá-las em metodologias que possam ser replicadas em diversas escolas”, explica o analista de cultura empreendedora do Sebrae, Pedro Valadares. “Além disso, a nossa intenção é aprender com eles e transformá-los em mentores. Eles são os principais vetores para transformar a educação, estimulando as competências empreendedoras na sala de aula”, aponta.

Trabalhar em equipe e ter postura proativa em relação à vida são algumas das principais competências que podem ser trabalhadas no ambiente escolar, detalha Pedro. “Tudo isso interfere diretamente na vida dos cidadãos. Os alunos podem ter a oportunidade de lidar com problemas da família e da comunidade, além de desenvolver consciência para criar um projeto de vida e trabalhar com dados da realidade. E, desta forma, eles não só recebem conhecimento pronto, mas geram valor para a sociedade”, acrescenta.

Fases

A edição do prêmio contempla etapas seletivas estaduais, regionais e nacional, englobando cinco categorias de ensino: duas no nível fundamental, além dos níveis médio, profissional e superior. Ao colaborarem com o ecossistema educacional, as melhores práticas selecionadas serão difundidas pelo Sebrae para todas as regiões do Brasil. A previsão é que a divulgação da premiação nacional ocorra em fevereiro de 2022.

Contexto

Reconhecido por fomentar a cultura empreendedora, o Sebrae alcançou - nos últimos seis anos - 5,2 milhões de jovens estudantes de todos os níveis de ensino. A implementação de escolas de nível técnico e superior nos estados de Minas Gerais e de São Paulo e do Programa de Educação Empreendedora (PNEE), em 2013, por exemplo, são algumas das principais ações de incentivo desenvolvidas pela instituição.

Até hoje, cerca de 200 mil professores receberam formação do Sebrae, com embasamento de empreendedorismo, proporcionando a difusão de soluções da entidade para quase 9 mil instituições de ensino. Realizada em 2019, a primeira edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora alcançou 1.269 inscrições.

Segunda Edição Sebrae Empreendedora Educação