Rondônia

Deputados destacam importância de evento da Arom para discutir finanças dos municípios

Deputados participam de roda de conversa promovida pela entidade municipalista que busca alternativas de investimentos para os municípios de Rondônia
Publicado 14/07/2021

Ao participarem na manhã desta quarta-feira, 14, da Roda de Conversa promovida pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), realizada no plenarinho da Assembleia Legislativa, os deputados Alex Redano (Republicanos) e Geraldo da Rondônia (PSC) destacaram a importância de discutir as finanças dos municípios que vivem uma grande crise, especialmente em função da Pandemia de Covid-19, que tem elevado os gastos dos municípios e reduzido as receitas.

Um dos idealizadores do evento, Alex Redano agradeceu a presença de todos os prefeitos, palestrantes e técnicos municipais destacando a importância de juntos buscarem soluções para a crise financeira dos municípios. Para ele, “é de fundamental importância que busquemos juntos informações e soluções que é de fundamental para o desenvolvimento dos municípios, que precisam de alternativas para recuperar as suas finanças, tão abaladas por ocasião da pandemia”, disse.

Questionado pelo presidente da Arom e prefeito de Urupá, Célio Lang sobre a cobrança de dívidas que grandes empresas para com o estado de Rondônia, cujos recursos teriam reflexos positivos nos cofres dos municípios por conta dos repasses obrigatórios, Redano destacou que “trata-se de um volume grande de recursos, importante para o desenvolvimento dos municípios que precisa ser buscado pelo Estado. “São dívidas bilionárias destas grandes empresas para com o Estado de Rondônia. Recursos que, se recebidos, ajudariam o estado e principalmente os municípios. Vamos discutir na Assembleia Legislativa depois do recesso um projeto do governo do estado que visa o recebimento desses recursos, mas dentro da legalidade, que não prejudique nenhum dos entes envolvidos”, destacou Redano.

Geraldo da Rondônia, por sua vez, agradeceu o convite para participar do evento, elogiou a iniciativa do Presidente Alex Redano e da Associação dos Municípios, destacando a importância da união de esforços para assegurar aos municípios e ao Estado de Rondônia, oportunidades de incremento de renda para equilíbrio das finanças, garantia de investimentos e cada vez melhor atenção à população. “Quero agradecer a todos pelo convite e pela oportunidade de poder participar dessas discussões que são importantes para os nossos municípios e colocar meu gabinete à disposição para juntos discutirmos e buscarmos alternativas para a sobrevivência das nossas administrações municipais que hoje sobrem com os efeitos da pandemia, onde os recursos reduziram e as despesas mais que dobraram”, pontou.

A Roda de Conversa da Arom denominada “Otimização e captação de incrementos financeiros em benefício dos municípios” traz palestrantes, prefeitos, deputados e técnicos de diversas regiões do Brasil, que apresentam estudos de viabilidade para que possam ser implementados nos municípios rondonienses. O evento começou às 9 horas da manhã e se estende até as 16 horas, com expositores e painelistas abordando temas nas áreas financeiras, tributárias e fiscal.

Alex Redano Municípios Rondônia Estado Conversa Promovida Republicanos