Rondônia

Mais de 85% dos indígenas foram imunizados contra a Covid-19 em Rondônia, diz Coiab

Acre é o estado da Amazônia Legal com a menor taxa de indígenas imunizados. Dados consideram indígenas maiores de 18 anos que moram em terras homologadas.
Por G1 RO
Publicado 09/07/2021

Dos cerca de 8,7 mil indígenas com mais de 18 de anos que vivem em terras homologadas em Rondônia, 85,7% foram imunizados com pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, segundo levantamento realizado pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab).

Essa é a maior proporção de indígenas imunizados entre todos os estados brasileiros da Amazônia Legal, que ainda integra Acre, Amazonas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins.

Conforme os dados levantados até o último dia 2 de julho, o Acre é o estado com a menor taxa, tendo imunizado menos de 50% dos povos indígenas:

  1. Rondônia: 85.7%
  2. Tocantins: 72,4%
  3. Maranhão: 70%
  4. Amapá: 68,4%
  5. Mato Grosso: 67,7%
  6. Amazonas: 64,7%
  7. Roraima: 60,4%
  8. Pará: 59,9%
  9. Acre: 46,4%

A Coaib alerta, no entanto, que os números de imunizados foram coletados pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (Sasisus), e este considera apenas a população indígena residente em terras homologadas e já atendidas pelo Sasisus.

Os dados não consideram a população residente em áreas não homologadas, e por isso não refletem a totalidade da população indígena nos estados.

Vacinação Indígena MATO GROSSO Amazônia Brasileira Organizações Indígenas Amazônia Legal Levantamento Realizado Coiab Terras Homologadas Amazonas