Rondônia

Câmara aprova proposta que exige cobertura de planos de saúde para quimioterapia oral

Para a relatora, deputada Sílvia Cristina, a iniciativa pode representar uma estratégia de proteção contra a contaminação pela coronavírus
Publicado 02/07/2021
Atualizado 02/07/2021
Foto: Assessoria

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (1º) o PL 6330/19, do Senado, que torna obrigatória a cobertura, pelos planos privados de saúde, de tratamentos domiciliares de uso oral contra o câncer, inclusive medicamentos para o controle de efeitos adversos relacionados ao tratamento. A matéria será enviada à sanção presidencial.

A obrigatoriedade se aplica também aos procedimentos radioterápicos e de hemoterapia. De acordo com o texto, os medicamentos devem ser fornecidos em até 48 horas após a prescrição médica e estarem registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Igual prazo vale para os tratamentos, sendo obrigatória ainda a comprovação de que o paciente ou seu representante legal recebeu as devidas orientações sobre o uso, a conservação e o eventual descarte do medicamento, que pode ser fornecido de maneira fracionada conforme o ciclo de tratamento.

Para a relatora, deputada Sílvia Cristina, no cenário atual de pandemia a iniciativa pode representar uma estratégia de proteção contra a contaminação pela coronavírus. “A mudança da legislação é imprescindível para dezenas de milhares de brasileiros que, mensalmente, gastam considerável parte do seu orçamento para garantir um plano de saúde”, afirmou.

Planos de Saúde Deputados Aprovou Efeitos Adversos Uso Oral Câmara