Geral
Programa de Agentes Locais de Inovação foca em melhoria do faturamento para Pequenos Negócios
Iniciativa do Governo Federal e operacionalizada pelo Sebrae também atua na redução e custos para melhores resultados

Por Assessoria
Publicado 02/07/2021
A A
Foto: Assessoria

Com o objetivo de revolucionar o pequeno negócio, a nova metodologia do Programa ALI (Agentes Locais de Inovação) foi estruturada para que Micro e Pequenas Empresas (MPE), especialmente as Micro Empresas (ME) e as Empresas de Pequeno porte (EPP), possam gerar inovações bem-sucedidas de maneira sistemática. O Sebrae em Rondônia está iniciando mais um ciclo do programa ALI cujo objetivo final é a melhoria da gestão e a produtividade da empresa através das intervenções do Agente ALI.

E quem participou dos ciclos anteriores do programa como a empresária Ailza de Medeiros da Clínica Fisiotrat, que já atua a 35 anos em Porto Velho na área de fisioterapia, afirma que com a consultoria do ALI, percebeu melhorias significativas nos processos e produtividade da empresa. “A gente está sempre aprendendo a empreender, mesmo que já tenhamos muitos anos no mercado, estamos sempre aprendendo. Já fiz o ALI duas vezes e estou fazendo agora pela terceira vez, porque sempre recebemos suporte com inovação. Os consultores do Sebrae nos ajudam a enxergar aquele ‘ponto cego’ que pode ser melhorado na empresa, um detalhe que com a rotina não conseguimos perceber”, comenta Ailza. 

Os agentes são consultores especialmente capacitados para realizarem diagnósticos e acompanhamentos em empreendimentos ME (Micro Empresa) e EPP (Empresa de Pequeno porte) e estão muito focados em soluções de Inovação. Além disso, é realizado um acompanhamento orientativo, proativo e personalizado, sem custo para o empresário por ser 100% subsidiado pelo Sebrae, feito por um Agente Local de Inovação (ALI).

“Eu busco sempre inovar e até hoje busco também aprender e empreender, e nesse caminho conto com o Sebrae como suporte para que as tomadas de decisões para a empresa sejam mais assertivas”, declara Ailza. 

O analista técnico do Sebrae, Francinelson Lima, explica que o ALI  faz parte do Programa “Brasil Mais” uma iniciativa do Governo Federal que visa aumentar a produtividade e competitividade das empresas brasileiras com acompanhamento por partes dos agentes locais de inovação. O programa é coordenado pelo Ministério da Economia, com gestão operacional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e execução pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae). Ao final das intervenções, a expectativa é uma melhoria na produtividade, competitividade que impactarão positivamente no faturamento do empreendimento.

Os empreendedores interessados em participar do programa, podem acessar www.gov.br/brasilmais ou procurar qualquer atendimento do Sebrae em Rondônia para maiores informações. O programa é gratuito e de grande importância, especialmente neste momento de preparação para a retomada da economia.

Fonte: Assessoria

Pequenas Empresas   Sebrae   Inovações   EMPRESAS  

Mais em Geral

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.