Rondônia
Workshop Supera Turismo acontece nesta sexta-feira, 2; Governo de Rondônia reúne secretários da região Norte
O encontro marca a pré-abertura para a realização do I Workshop Supera Turismo

Por Jaqueline Malta
Publicado 01/07/2021
Atualizado 01/07/2021
A A
Foto: Daiane Mendonça/SECOM

Solidificar ainda mais o compromisso entre todos os estados da região Norte para o desenvolvimento do turismo, por meio da formalização da “Rotas Amazônicas Integradas (RAI)”, esse está sendo o objetivo do Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), ao sediar a rodada de experiências com os secretários de Estado do Turismo do Norte do país, nesta quinta-feira (1º), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O propósito é agregar experiências e apresentar a região de Rondônia, de forma atrativa, organizada e unificada com base nos segmentos em comum que possuem. O encontro marca a pré-abertura para a realização do I Workshop Supera Turismo, que contará com a participação do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, nesta sexta-feira (2).

Para o superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior a promoção do Workshop Supera Turismo representa uma retomada do turismo em Rondônia para fortalecer o empresariado, por meio de linhas de crédito, além de mostrar os principais portais de investimentos do Ministério do Turismo (MTur), e apresentar a RAI no desenvolvimento do  setor.

“Esse workshop traz, também, a visibilidade, o planejamento para que o turismo venha se consolidar na retomada pós-pandemia. Estamos juntos com o Governo Federal, os secretários da região Norte, os representantes dos bancos, Caixa Econômica Federal (CEF) e Banco da Amazônia (Basa) para fazer a rodada de negócios. Na rodada de hoje vamos trabalhar no planejamento da RAI e todas as ações que faremos juntos, apresentando ainda os produtos comuns da região Amazônia, em especial a pesca esportiva, onde vamos alinhar toda a força que é o principal produto, no momento, e assim fazer a RAI criar força, ganhar corpo e fazer com que essa região seja impulsionada com esse segmento. Para o Estado de Rondônia é um privilégio receber os secretários e fazer esse planejamento”, destacou.

FORTALECIMENTO DO TURISMO 

Durante a rodada de experiências, dirigida pelo superintendente da Setur, várias tratativas foram expostas, com intuito de promover a marca e o fortalecimento do turismo em toda a região Norte. Entre os assuntos pautados destacam-se: a apresentação da marca da integração dos estados ao Ministério do Turismo, também discutido o apoio às feiras nacionais e internacionais por meio do MTur e Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a participação do turismo amazônico na Expo Dubai.

Outros assuntos de grande relevância também foram discutidos, entre eles: os valores de passagens aéreas entre os estados da região Norte, sendo encaminhado como tratativa junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e ações de expertises entre os estados, tendo como referência o projeto “Viaja mais Servidor”, implantado pela Setur.

A ideia é trazer a roupagem desse projeto para o contexto da região Norte, ampliando e atraindo a classe empresarial do seguimento, interessada em promover seu negócio, por meio da parceria com as secretarias de turismo e a indicação por parte do superintendente da Setur, da inserção da Feira Internacional do Turismo da Amazônia (FITA), ocorrida no Pará, classificando como a principal feira no âmbito da Amazônia, por meio da RAI.

O encontro contou ainda com a participação dos coordenadores gerais de Atração de investimentos do MTur, Gleurice Sousa e Karl Heisenberg, que estão na incumbência de levar os assuntos em pauta para alinhamento e apoio quanto às ações que visam o aquecimento do turismo na região Norte. Na visão de Karl Heisenberg, Rondônia é um Estado capaz e preparado para receber investimentos no setor.

“Nosso ministro tem dado todo o apoio às equipes técnicas e espaço para trabalharmos e todos os feedbacks e relatórios apresentados, levaremos ao MTur para auxiliar e acelerar as ações aqui propostas. Essa troca de experiência é de suma importância para entender e conseguir captar o que está acontecendo na ponta. Isso dá uma substância de informações para a equipe técnica colaborar com as ações que estão sendo desenvolvidas em cada Estado. Já estivemos em outros estados com essa rodada de negócios e proposições para nós, como Governo Federal, trabalharmos de forma cada vez mais atuante e pujante como tem ocorrido nesta gestão”, declarou Heisenberg.

O coordenador do MTur também vai participar do Workshop Supera Turismo, nesta sexta-feira (2), em que fará a apresentação sobre o Portal do Investimento, que visa captar, divulgar e ampliar a visibilidade dos investimentos turísticos de todo o Brasil, em destaque para o momento, a região Norte, e aos empreendedores que queiram investir nesses lugares. A secretária de Empreendedorismo e Turismo do Acre, Eliane Sinhasique participou da rodada de experiências e vai participar do Workshop Supera Turismo. Ela afirma que o maior intuito é integrar a Amazônia como um todo.

“O superintende Gilvan e todos nós, da região Norte, temos trabalhado para que o turismo interno e dentro da Amazônia, tenha a visibilidade e a efetividade que esperamos. A Amazônia por si só é considerada um grande arcabouço de novidades e de experiências para essas pessoas. Nós queremos fazer com que, principalmente, os estrangeiros enxerguem essa nossa biodiversidade e que venham viver essa experiência que só tem na Amazônia brasileira”, declarou.

Também participou do evento, o gestor da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Sérgio Gonçalves da Silva, que na oportunidade destacou a importância do potencial do turismo regional.

“Com a volta da economia e a melhora no cenário pandêmico com a chegada das vacinas, acredito que, nós enquanto Governo, quando voltarmos ao normal, o maior desafio é preparar o ambiente para o pós-pandemia e retome o setor turístico com força. Apesar de muitas perdas, estamos com o olhar otimista, vendo o eixo do turismo muito importante para o desenvolvimento do Estado. Precisamos preparar nossa casa para acolher o visitante da melhor forma possível. Creio que nossa gestão tem essa visão estruturante, com implantação de políticas públicas voltadas ao segmento, enfatizou.

O I Workshop Supera Turismo acontece nesta sexta-feira (2), com a presença do ministro do Turismo e equipe técnica, juntamente com os demais secretários de Estado do Turismo da região Norte.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Turismo   Rotas Amazônicas   Amazônicas Integradas   Rio Madeira   Porto Velho   Região Norte   Turismo   Workshop Supera   Norte  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.