Rondônia
Com aumento de 1.600%, Rondônia lidera desligamentos de trabalho por mortes durante a pandemia
Estudo mostra que servidores da educação foram os mais atingidos

Por Folha do Sul On Line
Publicado 30/06/2021
A A
Foto: © Studio Formatura/Galois

O número de contratos de trabalho extintos em razão de morte do profissional na área da educação cresceu 128% nos primeiros quatro meses de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Os dados fazem parte de um levantamento divulgado hoje pelo Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
 
Ao todo, segundo o Dieese, foram 1.479 desligamentos por morte na área de educação entre janeiro e abril de 2021, contra 650 no mesmo período do ano passado. O setor respondeu por 4,2% dos desligamentos por esse motivo no país.
 
Entre março e abril deste ano, o país passou pelo pior momento da pandemia do coronavírus, e o número de mortes diárias por covid-19 superou a marca dos 4.000. Além disso, Manaus enfrentou o colapso do sistema de saúde em janeiro, com falta de oxigênio e leitos nos hospitais.
 
PROFESSORES ESTÃO ENTRE MAIS AFETADOS
Entre as diferentes ocupações, os profissionais do ensino (professores e coordenadores, entre outros) foram os que mais tiveram vínculos encerrados por morte: 612, em 2021.
 
Os trabalhadores dos serviços (faxineiros, porteiros, zeladores e cozinheiros) formaram o segundo subgrupo mais afetado, com 263 desligamentos por morte.
 
Na análise por Estados, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso tiveram os maiores crescimentos no número de desligamentos por morte em 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Esses três estados também apresentaram as maiores taxas de mortalidade por covid-19 até junho deste ano.
 
Em Rondônia, o aumento nos desligamentos por morte foi de 1.600% —foram 17 contratos extintos entre janeiro e abril contra apenas um no mesmo período do ano passado. No Amazonas, a alta foi de 925% (41 desligamentos), e o Mato Grosso registrou crescimento de 525% (25 contratos encerrados).

Fonte: Folha do Sul On Line

Desligamentos   Pandemia   Mesmo Período   Departamento Intersindical   MATO GROSSO   Morte   Período   Dieese  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.