Rondônia

Bombeiros da capital salvam uma família inteira de Preá que iria morrer queimada em incêndio

O resgate dos animais ocorreu no último sábado (26) numa área de terra abandonada que foi incendiada em um bairro da periferia da capital.
Publicado 28/06/2021

Uma família de Preás foi salva ‘da fogueira’ após intervenção da Guarnição de Incêndio do 1° Grupamento de Bombeiros de Porto Velho. O resgate dos animais ocorreu no último sábado (26) numa área de terra abandonada que foi incendiada em um bairro da periferia da capital.

Após ser acionada pelo telefone 193, a equipe do CBMRO esteve no local para realizar o controle do fogo e percebeu a presença dos animais que estavam sem escapatória no ambiente. Alguns bichinhos, segundo informou em publicação do CBMRO nas redes sociais, apresentaram queimaduras nas patas. Os animais feridos foram encaminhados para tratamento veterinário e os outros soltos na natureza.

O Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) fez um alerta quanto aos riscos de atear fogo em propriedades urbanas e rurais e pediu a colaboração da população para a preservação do meio ambiente. “Não faça queimadas! Vamos proteger nossas florestas e animais”.

O “Cavia Aperea” é mais conhecido como Preá e pertence à família dos roedores. Tem vasta distribuição da espécie na América do Sul e sua aparência é de um porquinho-da-índia. Tem porte pequeno, mede aproximadamente 25 cm de comprimento. Apesar de pequeno pode chegar a pesar até 1 kg, o que deixa sua constituição bem robusta. A espécie varia muito seu habitat, podem ser pastagens, bosques, cerrados, savanas úmidas, ribeirinhos, gravatás, moitas, sempre dando preferência para locais mais próximos a córregos e riachos.

Resgate Amimais Preás Bombeiros Porto Velho Grupamento Guarnição Incêndio CBMRO Bombeiros