Rondônia

Governo de Rondônia muda Decreto e atende recomendações dos Ministérios Públicos Estadual e Federal

Publicado 21/06/2021
Foto: Reprodução/Vídeo - Rondoniaovivo

Em coletiva de imprensa realizada na tarde dessa segunda feira, 21 de junho, o Secretário Estadual de Saúde, Fernando Rodrigues Máximo, falou das mudanças que estão sendo feitas no último decreto publicado pelo Governo do Estado de Rondônia, atendendo algumas recomendações feitas pelo Ministério Público Federal e Estadual.

  Logo no início de sua fala, Máximo disse que as cirurgias eletivas nas unidades de saúde privadas estão todas liberadas, mas aquelas de maior complexidade e que necessitam de intubação do paciente e a anestesia geral para a realização da cirurgia, os pacientes terão que fazer o teste de Covid-19, 48 horas antes do procedimento, além de que os técnicos dos hospitais precisam verificar se há disponibilidade de equipamentos de proteção individual, disponibilidade de leitos de UTI, disponibilidade de medicamentos do Kits intubação, além de outros para que seja tudo feito com responsabilidade.

  Na rede pública também se iniciam as cirurgias eletivas, por aquelas de menor complexidade, que tenham menor risco, e um plano será elaborado pela Secretaria de Estado da Saúde para que gradativamente passe a fazer todo o tipo de cirurgia. 

  Quanto às demais mudanças, elas ficarão a critério dos municípios, mas dentro de um balizamento feito pelo Estado. Havia sido liberado, por exemplo, que poderia ser realizado eventos com até 999 pessoas, mas todos com testes rápidos, agora a mudança é para que os eventos possam ter a participação de até 150 pessoas ou 50% da capacidade do local, mas se o local tiver uma capacidade maior que o percentual exceda o limite de 150 pessoas, o proprietário só poderá permitir até essa cota e deixa de contar os 50%. O Estado vai trazer as regulamentações básicas, mas a idéia será que os municípios regulamentem. Eles vão ter essa liberdade de acordo com a particularidade de cada um.

  Outra situação que foi definida foi o retorno das aulas na rede Estadual a partir do mês de agosto, quanto à educação da rede municipal e particular, também ficará a critério de cada município, dentro de suas particularidades. Quanto as visitas aos presídios, segundo o Secretário de Justiça do Estado, a decisão ficará a critério da SEJUS, de acordo com o acompanhamento que estará fazendo sobre a Covid nos presídios, e caso elas volte, deverá obedecer a regras e critérios que vão ser levadas para o conhecimento da população, com obediência ao distanciamento, o uso de álcool em gel, máscaras, etc., e todas recomendações.   

Vejam a entrevista completa:

 

 

Recomendações Ministério Público imprensa Decreto Rondônia