Rondônia

Prova de vida do INSS em Rondônia: mais de 100 mil pessoas são esperadas; tire dúvidas

Por causa da pandemia, a obrigatoriedade da prova de vida estava suspensa desde março de 2020. Ela volta a ser obrigatória a partir deste mês.
Publicado 10/06/2021
Atualizado 10/06/2021

Em Rondônia são esperados 106.487 beneficiários para realizar a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A partir de junho, aposentados e pensionistas têm que voltar a fazer o procedimento para não terem seus benefícios bloqueados. A obrigatoriedade estava suspensa desde março do ano passado, por causa da pandemia de Covid-19.

Do total de beneficiários em Rondônia, 14.806 são pessoas acima de 80 anos, que poderão constituir procurador ou representante legal, previamente cadastrado no INSS, para realizar a prova de vida diretamente no banco. Ou requerer ao INSS a identificação e o processo de prova de vida por pesquisa externa.

Segundo o INSS, na comprovação de vida por pesquisa externa, o servidor do Instituto se deslocará até a residência do titular do benefício e fará o processo de identificação no endereço do segurado.

O procedimento serve para evitar fraudes e garante a manutenção do pagamento do benefício.

O que é a prova de vida do INSS?

É um procedimento anual e obrigatório para os segurados e pensionistas do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético comprovarem que estão vivos. Tem como principal objetivo dar mais segurança tanto para o cidadão quanto para o governo, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Em caso de dúvidas, o cidadão pode ligar para o número 135, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).

Retomada

Os segurados e pensionistas que deixaram de realizar a comprovação antes de março de 2020 serão os primeiros a terem os benefícios bloqueados caso não se regularizem. Para os beneficiários que deveriam ter realizado a prova de vida por meio digital em fevereiro de 2020, o prazo para realizar a comprovação se encerra em 31 de maio. Depois disso, será a vez dos beneficiários que estão com a prova de vida vencida desde março e abril de 2020.

Para essa retomada, o INSS estabeleceu um novo calendário. Veja abaixo:

Calendário retomada provas de vida — Foto: Economia G1

Calendário retomada provas de vida — Foto: Economia G1

 

Como é feita a prova de vida presencial?


Conforme informado pelo INSS, o cidadão pode comparecer presencialmente no banco onde recebe seu pagamento. Algumas instituições bancárias oferecem alternativas, como prova de vida pelo caixa eletrônico ou por aplicativos. O beneficiário deve confirmar as opções disponíveis e o horário de funcionamento junto ao banco, pois algumas instituições oferecem horários diferenciados para os beneficiários do INSS. Clique aqui e veja como funciona em cada banco.

É possível fazer a prova de vida em domicílio?

O INSS permite que beneficiários realizem a prova de vida em domicílio, por meio da visita de um funcionário do órgão à casa do segurado. Esse direito é garantido nos seguintes casos:

  • segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover
  • todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover

No caso dos segurados sem condições de se locomover, eles devem ligar no 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida. É preciso comprovar essa condição de saúde por meio de documentos médicos.

Prova de vida digital

Desde agosto do ano passado, a prova de vida também pode ser feita por meio do aplicativo ou site Meu INSS por beneficiários com mais de 80 anos ou com restrições de mobilidade. A comprovação da dificuldade de locomoção exige atestado ou declaração médica. Nesse caso, todos os documentos são anexados e enviados eletronicamente.

Concurso INSS Seguro Social INSS Vida Instituto Nacional Prova Beneficiários Social Nacional Seguro Segurados