Rondônia
Seduc realiza ciclo de palestras em parceria com Setur para incentivar o protagonismo juvenil
Em razão da pandemia do coronavírus, projeto será realizado de forma remota

Por Valéria Rodrigues
Publicado 10/06/2021
A A
Foto: Cristian Alves/SECOM

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), realiza ciclo de palestra durantes os meses de junho, julho e agosto. O ciclo de palestras faz parte do Projeto “Simpósio de Líderes”, que será transmitido pelo canal da mediação tecnológica.

O objetivo é a valorização do líder, da Cultura e do lazer, expandindo o conhecimento histórico e cultural de Rondônia, por intermédio de um Simpósio que amplia os horizontes de liderança. A meta é oferecer aos estudantes oportunidades para que iniciem o desenvolvimento de liderança e proatividade, que são fundamentais para o crescimento escolar, acadêmico e profissional.

A subgerente de Ensino Médio, Sandra Teixeira de Assunção, destacou a importância da ação para o público jovem. “A educação para o século XXI exige um papel mais atuante do estudante e esse simpósio pretende ampliar a visão sobre liderança e ao mesmo tempo discorrer sobre conhecimento histórico e cultural de Rondônia”.

O coordenador de Projetos e Convênios da Setur, José de Anchieta Braga Costa, acrescentou que o trabalho em conjunto entre Seduc e Setur tem como expectativa incentivar o protagonismo juvenil, por meio da educação e do turismo. “A integração de âmbitos como turismo, educação e esporte tem papel importante para incentivar e motivar o jovem a participar de ações como conhecer sua história e cultura local”.

O projeto, a princípio, seria realizado presencialmente, mas em razão da pandemia do coronavírus, vai acontecer de forma remota, sendo aberto aos alunos do Ensino Médio, coordenadores pedagógicos, professores de História, Geografia e de Projeto de Vida, (Unidade Curricular de Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio) .

PROGRAMAÇÃO

1ª Palestra – 14/6/2021

Tema: Educação, cultura e  lazer: desenvolvimento pessoal, social e melhor qualidade de vida (equilíbrio entre o dever de estudante e o direito ao lazer: várias possibilidades).

Abertura – Às 9h, com a presença do secretário da Seduc, Suamy Vivecananda e do superintendente da Setur, Gilvan Pereira Júnior.

Objetivo: Promover a conexão entre a educação, cultura e lazer, propiciando o desenvolvimento integral do educando, a qualidade de vida e o conhecimento histórico e cultural de Rondônia.

2ª Palestra – 29/6/2021

Tema: A valorização do papel do líder escolar e o incentivo ao conhecimento histórico e turístico de Rondônia

Objetivo: Promover a valorização do papel do líder escolar e a conexão com o conhecimento histórico e cultural de Rondônia

3ª  Palestra – 7/7/2021

Tema: Educação para o Século XXI e o Jovem do Ensino Médio: Uma preparação para a vida

Objetivo: Promover a educação integral e a valorização do jovem no contexto do Novo Ensino Médio.

4ª Palestra – 16/8/2021

Tema: A arte em Rondônia: um incentivo educacional para a valorização da cultura (alunos, professores e coordenadores pedagógicos).

Objetivo: Incentivar a diversidade cultural e o desenvolvimento da sociedade.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia

On-line   Superintendência Estadual   Ensino Médio   Conhecimento Histórico   Rondônia   Educação   Palestra   Realiza Ciclo   Palestras  

Mais em Rondônia

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.