Rondônia

Acadêmicos de Nutrição apresentam alimentos inovadores

A criatividade dos estudantes da UNESC Rondônia foi surpreendente e as receitas podem se tornar alternativas viáveis e seguras para a composição de dietas
Publicado 07/06/2021
Atualizado 07/06/2021
Foto: Assessoria

Dentro da disciplina de Análises Bromatológicas, acadêmicos do 5º e do 7º períodos de Nutrição da UNESC Rondônia foram desafiados a criar um "Alimento Inovador". A proposta incluía a produção de um alimento original, que apresentasse propriedades nutricionais elevadas e que pudesse ser utilizado como alternativa, tanto na dieta de pessoas saudáveis, como na dieta de pessoas com alguma restrição alimentar.

A iniciativa do professor Tieverton Guilherme de Oliveira Santos deu certo e na última semana os acadêmicos, divididos em cinco equipes, começaram a apresentar as suas produções. Empadão de carne de jaca, empadinha com broto de bambu, farinha de sementes de jaca e cupuaçu, licor de guaraná e nhoque de inhame ao molho de biomassa de banana com ora-pro-nóbis foram os alimentos inovadores apresentados pelos futuros nutricionistas.

“O projeto não só teve a finalidade de permitir aos alunos que compreendessem as linhas e cadeias produtivas que circundam a indústria alimentícia, como também teve o propósito de estimular o senso crítico e a criatividade”, destacou o docente.

A criatividade dos acadêmicos foi surpreendente e os alimentos inovadores desenvolvidos pelas equipes agora podem se tornar alternativas viáveis e seguras para a composição de dietas que, futuramente, poderão ser supervisionadas por eles mesmos enquanto profissionais formados em Nutrição pela UNESC Rondônia.

“Na minha opinião essa atividade foi muito produtiva. Primeiro porque nós pesquisamos a fundo os alimentos, para saber o que iríamos fazer. Então ter feito esse trabalho contribui muito para a nossa formação enquanto nutricionistas. Produzir uma receita e inovar fortalece a nossa atuação, por termos dicas muito relevantes para a gente passar para os nossos pacientes”, ressalta Brenda Paulo Gomes, acadêmica do 5º período de Nutrição da UNESC em Cacoal.

Após muita pesquisa, Brenda e sua equipe apresentaram a receita de  nhoque de inhame ao molho de biomassa de banana com ora-pro-nóbis. “Nossa receita é muito saborosa e feita com produtos que às vezes a gente passa do lado e nem se quer dá bola. A ora-pro-nóbis é um exemplo, uma folhinha muito nutritiva, com um sabor incrível. Desta forma, desenvolvemos uma receita que pode ser ótima, principalmente para vegetarianos e veganos”, finalizou a futura nutricionista.

Análises Bromatológicas Alimentos Inovadores Unesc Rondônia