Geral
Dicas de seguranças – Queimaduras

Por CBMRO
Publicado 04/06/2021
A A
Pixabay/Stones

COMO IDENTIFICAR UMA QUEIMADURA.

A queimadura é uma lesão causada por calor (térmica), eletricidade, substancias químicas atrito ou radiação. Ela atinge a derme – parte mais superficial da pele, pode atingira epiderme – segunda camada da pele e pode atingir músculos nervos e ossos. É classificada em três graus – terceiro grau é a temperatura mais leve onde a área afetada é a derme. Caracteriza-se pela vermelhidão da área atingida sem a presença de bolhas.  A de segundo grau seria a mesma coisa do primeiro grau, mas apresenta bolhas. E a de terceiro é quando atravessa a derme, epiderme, podendo atingir músculos, tendões e ossos.

É importante não estourar as bolhas, pois estas são uma forma de defesa do corpo na tentativa de resfriar o local atingido pela queimadura. Lembrando que, uma vez que você rompe esta bolha, estará abrindo portas para germes e bactérias entrarem no corpo, podendo causar graves infecções.

FORMAS DE TRATAMENTO

Para queimaduras causadas por calor, por choque elétrico e atritos deve-se resfriar o local com água corrente. Cobrir o local com tecido limpo (esterilizado) e encaminhar o paciente para o pronto atendimento.

Para queimaduras químicas deve cobrir o local com um tecido limpo (esterilizado) e encaminha imediatamente ao pronto atendimento – Levando informações de qual produto químico envolvido no acidente.

É importante não lavar o local, pois pode aumentar a área da queimadura ou causar reação do produto químico em contato com a água.

O QUE NÃO FAZER 

Não passar manteiga/margarina; clara de ovo; pasta de dente; pó de café e açúcar, pois além de sujar pode agravar os ferimentos. 

COMO EVITAR QUEIMADURAS?

O maior número de chamadas no CBMRO envolvendo queimaduras são oriundos de acidentes domésticos com objetos (panelas, ferro de passar) ou chamas (fogões, velas). Por isso, podemos dizes que é na cozinha o que a maioria deles acontecem, principalmente, com crianças.   

Alertamos que os pais ou responsáveis devem evitar que crianças cheguem próximo ao fogão;

Não deixe o cabo da panela virado para fora do fogão;

Não deixe frascos de líquidos inflamáveis, como álcool e derivados ao alcance de crianças.

PREVENÇÃO

 O Corpo de Bombeiros Militar no Estado de Rondônia realiza palestras nas escolas, como também dispõe de informações nas redes sociais e em seu site oficial sobre dicas de segurança em diversas situações e sobre queimaduras.

QUEIMADAS

Neste período de seca ocorre o aumento do número de queimadas, consequentemente aumenta o risco de queimaduras térmicas.  Neste caso alertamos que evitem se aproximar do fogo de forma descuidada e desprotegida para evitar possíveis acidentes.

Fonte: CBMRO

Queimaduras   Identificar  

Mais em Geral

Notificações

Se você gostou do nosso conteúdo, podemos lhe enviar notificações push sobre postagens selecionadas.