Rondônia

Em webinar, Emater lança selo comemorativo em alusão aos 50 anos da entidade em Rondônia

Apenas nas propriedades acompanhadas pela Emater RO na Região do Café, a bovinocultura leiteira movimentou mais de 54 milhões de reais em 2020
Publicado 02/06/2021

O Governo de Rondônia se prepara para celebrar o cinquentenário dos serviços prestados por meio da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) no Estado de Rondônia. Em webinar realizada nesta quarta-feira (2), com a participação dos empregados da autarquia e convidados, houve a apresentação de um pequeno vídeo mostrando a importância da entidade no desenvolvimento do Estado e da vida dos agricultores familiares. Na oportunidade, também foi lançado selo comemorativo que será utilizado nos materiais gráficos e digitais e eventos para lembrar à sociedade que a Emater hoje é uma instituição forte, que leva educação e orientação técnica, social para as famílias rurais.

O lema a ser levado pela Emater, nessa trajetória dos 50 anos, é “Eu faço parte dessa história”, fazendo uma alusão a todos os parceiros, colaboradores e produtores rurais que contribuíram para que a entidade pudesse se transformar nessa grande instituição de apoio governamental e fator de fortalecimento da agricultura familiar de Rondônia. Se hoje a agricultura é forte, é porque todos tiveram a sua parcela de contribuição e fazem parte dessa história que a Emater vem construindo no Estado.

Durante a webinar, a diretoria da Emater teve a oportunidade de fazer o seu pronunciamento falando de suas atividades e das perspectivas de suas áreas nessa nova gestão, que busca a modernização e inovação tecnológica. A solenidade contou ainda com a participação do presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer), Nivaldo Magalhães, que falou da importância de se ter um governo que apoia a entidade de Ater e se solidariza com as comemorações dos 50 anos da Instituição.

Para o secretário de Estado da Agricultura (Seagri) e presidente do Conselho Administrativo, Evandro Padovani, é notório o trabalho que a assistência técnica tem feito pelo campo e isso se percebe no reconhecimento dos produtores pela autarquia. Na oportunidade, ele também ressaltou a atenção e o investimento que o governador Marcos Rocha vem direcionando para a entidade, permitindo sua reestruturação e oportunizando a evolução para uma agricultura 5.0 . “Caminhamos de norte a sul do Estado e vimos como a Emater vem contribuindo para a evolução dos produtores e o reconhecimento dos produtores pela assistência técnica de qualidade oferecida pela entidade”, ressaltou.

O diretor vice-presidente, José de Arimateia da Silva, contou um pouco da história de seus 32 anos de serviços prestados à autarquia e das pessoas que por ali passaram e fizeram da entidade o que ela é hoje. “Essa agora é uma nova história que continuamos trilhando para manter a Emater forte, mesmo atravessando esse grande desafio que a pandemia do coronavírus nos trouxe e que estamos superando a cada dia”.

Luciano Brandão, que hoje está à frente, como diretor-presidente da autarquia, falou das bodas de ouro da Emater, agradecendo o empenho do governador e do vice, José Jodan, para que a Emater pudesse levar as políticas públicas de governo voltadas para o desenvolvimento da agricultura familiar, nos quatro cantos do Estado. Agradeceu também o empenho dos colaboradores que não permitiram que a Emater fechasse suas portas durante pandemia, e que sempre se mantiveram presentes nas atividades e na vida da família rural.

Brandão falou ainda da contagem regressiva para os 50 anos, exprimindo sua vontade, que no dia 31 de agosto todos possam estar reunidos presencialmente para comemorar o cinquentenário da Emater, mas que se não for possível, a data não passará em branco. Para finalizar, Brandão falou das ações e pediu o empenho de todos na preparação da Entidade para o futuro, buscando garantir a assistência técnica e extensão rural a todas as famílias no campo.

aniversário Emater Extensão Rural Rondônia