Rondônia

Detran Rondônia disponibiliza resultados de exames e emissão de CNH de forma on-line

A realização dos sucessivos exames práticos é o resultado do esforço do Detran em manter a prestação de serviços, principalmente os exames, com a dinâmica dos recursos de TI
Publicado 02/06/2021

Considerada atividade pública fundamental, os serviços prestados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) receberam atenção especial do Governo de Rondônia, que mantém o conjunto de suas atividades em pleno funcionamento em todo Estado.

Segundo o diretor Técnico de Habilitação e Medicina do Trânsito (DTHME), Hassan Mohammad Hizaji, baseado nesta condição de serviço fundamental – Decreto nº 25.905/2021 -, a autarquia reforçou ainda mais seu compromisso com a sociedade, e mesmo sem paralisar durante a pandemia, se reinventa com o uso dos recursos da Tecnologia da Informação (TI) que, aliás, já vinha sendo usado em várias atividades. A proposta é prestar serviços com qualidade e segurança, levando ao cidadão o resultado desta dinâmica da gestão que foca suas ações na melhoria continuada desse trabalho, marcado por um atendimento rápido a todos os usuários do sistema.

O diretor explicou que o Detran, com a unidade de sua Diretoria, se manteve em movimento e continua funcionando normalmente, com diferencial apenas na forma, já que em obediência às regras de proteção e aos protocolos de enfrentamento à covid-19, os atendimentos são obrigatoriamente agendados pelo endereço www.detran.ro.gov.br, com critério para evitar aglomerações desnecessárias e com a exigência do uso de máscaras e álcool gel (disponibilizado em cada unidade do órgão.

EXAMES ON-LINE

O controlador regional de trânsito do Detran, Francisco Carlos da Silva Nascimento, confirmou a continuidade das operações do órgão para manter os serviços de emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com estratégias seguras e criteriosas para realização dos exames práticos e adoção de plataformas virtuais para a realização de exames teóricos, que se tornaram ainda mais seguros e rápidos. “Antes, o resultado de um exame não saía em menos de 15 dias e hoje este resultado é on-line, logo após a entrega da prova”, disse.

Segundo ele, de março a junho de 2020 houve uma paralisação nessas atividades em função do alastramento da covid-19, mas a partir desta data, amparado em resoluções expedidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a autarquia estadual retomou suas atividades, de modo remoto com uma plataforma específica dentro da página do Detran e, desde então, recomeçaram todas as atividades, inclusive com autorização às auto escolas para contratação de aplicativos seguros para a realização das aulas.

Silva Nascimento observou que, para garantir a lisura dessas atividades, o Detran acompanha todo o trabalho das auto escolas, controla a carga horária das aulas e as atividades correlatas, de modo a assegurar a efetividade e o aproveitamento dos candidatos a exames, com a consequente validação. A Controladoria Regional de Trânsito tem a responsabilidade de comandar 11 comissões examinadoras instaladas em todo Estado.

Detran ATIVIDADES Trânsito Serviços Prestados Receberam Atenção Atenção Especial