Rondônia

Motivação pode ajudar no processo ensino aprendizagem

Por fiero
Publicado 02/06/2021

Sejam alunos do Ensino Fundamental, Médio ou Superior, um dos maiores desafios atuais é mantê-los motivados com as aulas online. Essa modalidade tem um obstáculo: menor interação entre docentes e discentes.   A motivação pode funcionar como ativadora e estimulante no comportamento já que mobiliza recursos internos e permite que o aluno se envolva de forma mais profunda e empenhada na aprendizagem.

De acordo com a pedagoga Tatiana Botelho, do colégio SESI-SENAI-IEL Lagoa, de Porto Velho, a motivação tem um papel determinante nos processos de ensino aprendizagem.

“É relevante o papel do professor como mediador desse caminho, devendo ele observar e criar situações e estratégias e utilizar recursos para que suas aulas sejam prazerosas e também trabalhar e desenvolver as habilidades e competências dentro da sala de aula, propiciando a motivação entre os alunos”, explica.

A pedagoga lembra que a falta de interesse aos estudos pode acabar aumentando a evasão escolar, por isso traz algumas dicas para continuar motivando alunos nas salas de aulas remotas.

“É fundamental que o professor crie uma boa relação com os alunos, identifique e respeite a individualidade de cada um, ofereça tarefas desafiadoras, estimule a curiosidade, use a tecnologia para engajar os alunos e planeje seus discursos para atrair a atenção”, disse.

Luciane Lima, da Coordenação de Educação Básica e Profissional SESI-SENA-IEL de Cacoal e Rolim de Moura, afirma que também é importante valorizar o trabalho em equipe, dar feedbacks constantes, ensinar os alunos a monitorar o seu próprio progresso e ainda ajudar os alunos a definirem metas atingíveis no curso.

Para ela, a motivação pode sim ter eficácia na aprendizagem e no desempenho em sala de aula. “Podemos definir motivação como uma força interior que estimula, dirige, mobiliza a pessoa para uma ação com entusiasmo. O professor precisar ter consciência de sua influência e de que é peça chave na formação do estudante”.