Rondônia

Professor da Rede Estadual de Ensino lança revista em comemoração aos 100 anos de Jorge Teixeira, nesta terça-feira, 1

Coronel Jorge Teixeira, último governador do Território Federal de Rondônia e primeiro do novo Estado
Publicado 02/06/2021
Atualizado 02/06/2021

Há 100 anos nascia Jorge Teixeira de Oliveira, último governador do Território Federal de Rondônia e o primeiro do novo Estado. Teixeirão como era conhecido, foi indicado pelo general João Figueiredo, então presidente da República, assumindo em 10 de abril de 1979, com a principal tarefa de transformar o Território Federal de Rondônia em Estado, por isso se tornou um importante personagem para Rondônia e para a Amazônia.

“Assim como na prefeitura de Manaus, em Rondônia a atividade era diferenciada das outras missões dadas ao coronel, era uma atividade civil e política, porém com âmbito bem maior que Manaus”. O trecho faz parte da Revista de autoria do professor e historiador Célio Leandro da Silva, contando a história do ex-governador, por meio de relatos de pessoas que conviveram com Teixeirão.

Em comemoração ao centenário de nascimento deste grande nome do Estado, Célio Leandro, que também é  gestor da Escola Estadual Major Guapindaia e membro da Academia Rondoniense de Letras, lança nesta terça-feira (1) a Revista Jorge Teixeira: 100 anos de história, de forma on-line.

Há cinco anos, Célio Leandro, dedica-se a pesquisar sobre a vida e carreira de Jorge Teixeira, inspirado pela sua história. Durante uma roda de conversa com amigos, o historiador decidiu iniciar a obra em 2021, visando transmitir à história que marca as origens sociais, políticas e econômicas ligadas ao primeiro governador de Rondônia, com o intuito de despertar o sentimento de pertencimento à nova geração quanto ao passado e a influência no presente.

“Coronel Jorge Teixeira é um nome que instiga historiadores. Não sou diferente, sempre tive interesse e curiosidade sobre esse nome e pela importância referente às transformações que foram causadas por ele em nosso Estado e sociedade. Seu patriotismo sempre me surpreendeu, Jorge Teixeira cima de tudo foi um patriota que levava as cores do Brasil para onde ia, um homem que engrandeceu nosso Estado e nosso país”.

O professor observou a relevância de levar a história de grandes nomes para a sociedade e a influência da história para a Educação. Rondônia é este Estado em intenso desenvolvimento, graças ao impulso dado por Jorge Teixeira, que criou as bases para o desenvolvimento da Agricultura e de inúmeras vertentes que contribuíram para o progresso do Estado, tendo sua administração considerada, até hoje, exemplar. “É crucial conhecermos nosso passado, os personagens, lutas, assim podemos defender o que nós somos hoje”.

A obra é composta de 64 páginas e as revistas serão distribuídas, gratuitamente, em instituições, escolas e bibliotecas. “Tenho muita satisfação por estar lançando um material que agrega na educação e no desenvolvimento da nossa sociedade. Reafirmo a importância de conhecermos nossa história, e assim como Jorge Teixeira, espero trazer a diferença”. Finaliza o pesquisador, satisfeito com sua contribuição para o resgate da memória de Rondônia.

Resgate Historico Jorge Teixeira Território Federal Rondônia Estado HISTÓRIA