Rondônia

Processo Seletivo 2021 - UNIR define ingresso por notas do ENEM e histórico do Ensino Médio

Por unir
Publicado 02/06/2021

O Processo Seletivo 2021, para ingresso nos cursos de graduação da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, teve seu formato definido pelo Conselho Superior Acadêmico, Consea. Além da nota do Exame Nacional de Ensino Médio, Enem, os candidatos também terão a opção de utilizar o histórico escolar do Ensino Médio. Para isso o processo seletivo terá dois momentos distintos. A previsão da Coordenadoria de Processo Seletivo Discente, CPSD, é de que o edital, com todos os detalhamentos acerca do processo de seleção de novos alunos, seja publicado até o mês de agosto.

Antes que a decisão sobre o formato do Processo Seletivo 2021 fosse tomada, diferentes possibilidades foram analisadas por uma comissão composta por docentes e outros servidores da UNIR. As principais questões enfrentadas estavam relacionadas às dificuldades, provocadas pela pandemia de Covid-19, para a participação nas provas do Enem 2020. Em Rondônia as taxas de ausência na prova ficaram próximas de 60% dos inscritos. “Com isso, foi preciso encontrar modos de garantir condições para que as pessoas que não realizaram as provas pudessem se inscrever”, explicou a pró-reitora de Graduação da UNIR, Verônica Cordovil.

A decisão aprovada pelo Conselho Superior Acadêmico foi permitir que o aluno se inscreva utilizando a nota de um dos três últimos Enem – 2018, 2019 ou 2020. “O candidato, ao se inscrever, vai indicar qual das três notas vai usar”, esclarece Aline Oliveira, coordenadora da CPSD. Na prática isso significa que poderá ser escolhida a maior nota obtida nestes anos.

Após concluída a primeira etapa, será lançado um edital complementar, para preenchimento das vagas não ocupadas através da apresentação das notas do Enem. “É neste momento que as notas do Ensino Médio, especificamente das disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, serão utilizadas para classificar os candidatos”, disse Aline Oliveira. Com isso, o objetivo da universidade é garantir condições de acesso aos cursos ao maior número possível de pessoas, ao mesmo tempo em que, em meio à pandemia e com o ensino ocorrendo temporariamente de modo remoto, todas as vagas oferecidas pela UNIR sejam preenchidas.

Cursos e vagas

No Processo Seletivo 2021 a UNIR vai oferecer cerca de 2.600 vagas distribuídas nos seus sete campi (Porto Velho, Guajará-Mirim, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena). A universidade tem 69 cursos de graduação nas mais diferentes áreas do conhecimento, em que estão matriculados cerca de 10,7 mil alunos. A relação de cursos da UNIR, de acordo com os campi onde funcionam, pode ser acessada em http://www.prograd.unir.br/pagina/exibir/12853.