Rondônia

Cinco cidades de Rondônia registram surto de dengue em maio de 2021

Outros nove municípios estão classificados na área de alerta para a doença
Por G1 RO
Publicado 30/05/2021

No meio da pandemia de Covid-19 outra doença com sintomas similares preocupa moradores de Rondônia. Entre os 52 municípios do estado, pelo menos cinco registram surto de dengue em maio deste ano e outros nove estão classificados na área de alerta.

Até meados deste mês, 893 casos de dengue foram confirmados e mais 300 estão em investigação. Nenhum óbito foi registrado. Os dados foram divulgados pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) na última semana.

As tabelas abaixo mostram as cidades que apresentam surto e alerta de dengue. A análise leva em conta a quantidade de habitantes de cada município. O período analisado corresponde a 3 de janeiro até 15 de maio.

Municípios que apresentam surto de dengue

Cidade Casos confirmados Casos suspeitos
Buritis 151 219
Chupinguaia 66 72
Parecis 44 130
Presidente Médici 11 101
Primavera de Rondônia 16 38

Fonte: Agevisa

Municípios que apresentam alerta para dengue

Cidade Casos confirmados Casos suspeitos
Alto Alegre dos Parecis 3 22
Alto Paraíso 25 30
Costa Marques 28 30
Guajará-Mirim 49 57
Pimenta Bueno 36 110
São Felipe d'Oeste 5 6
São Francisco do Guaporé 58 58
Seringueiras 10 23
Teixeirópolis 4 9

Fonte: Agevisa

Parecis também apresenta nível de surto para Zika e Chikungunya, doenças que são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti.

Segundo a Agevisa, entre os principais locais que servem como criadouros do mosquito no estado estão: caixas d'água, pequenos depósitos móveis, depósitos fixos, pneus, recipientes plásticos, latas sucatas, entulhos e depósitos naturais.

Portanto, manter os ambientes limpos dentro e fora de casa, principalmente no período de chuvas, é importante para prevenir a proliferação das doenças. Para iniciar a limpeza, é recomendado eliminar os focos de água parada como desobstruir calhas e eliminar o lixo a céu aberto.

Atenção aos sintomas

Febre, dores no corpo e cansaço... Além da Covid-19, causada pelo novo coronavírus, estes são alguns dos sintomas comuns a outras duas doenças bastante frequentes no Brasil nesta época do ano: gripe e dengue.

No caso da gripe, os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, dor de garganta, nariz escorrendo e espirros.

Já no coronavírus, quando há sintomas, chama a atenção a evolução dos sintomas para dificuldades respiratórias e, em casos mais extremos, pneumonia viral ou intersticial. Podem surgir ainda perda de paladar ou olfato, doenças oculares, dores musculares, sintomas gastrointestinais (como diarreia e vômito), perda de fala ou movimento.

Na dengue, por sua vez, os sintomas geralmente são febre alta e de início imediato, dores nos músculos, nos olhos, costas, no abdômen ou ossos, dor de cabeça, manchas avermelhadas ou náusea. Além de fraqueza e cansaço.

A orientação de especialistas é procurar atendimento médico imediato caso a pessoa apresente sintomas graves. Quanto aos sintomas sugestivos à Covid-19 também é aconselhado o isolamento imediato para evitar possível transmissão do vírus.

Dengue surto Mosquito Confirmados Casos Sintomas Similares casos Casos Suspeitos