Rondônia

União Cacoalense é punido com perda de pontos e multa em julgamento do TJD

A decisão aconteceu por 4 votos a 1 no Tribunal de Justiça Desportiva de Rondônia
Por Ge/RO
Publicado 22/05/2021

Em julgamento que durou de cerca de 1h45m, o União Cacoalense foi punido com perda de três pontos - ficando com -3 nas semifinais - pela escalação irregular de Fabinho no duelo contra o Porto Velho. O clube também recebeu multa de R$ 500,00.

Na sessão, a defesa do União solicitou a continuidade do campeonato e isso foi concedido. Ainda pediu a não perda dos pontos em função do Art. 53 da Lei Pelé. Nele é afirmado que, dentre outras coisas afirma o "direito de ampla defesa e contraditório". E, em caso de recurso, deve ser "recebido e processado com efeito suspensivo quando a penalidade exceder de duas partidas consecutivas ou quinze dias". O que é o caso de Fabinho punido por três jogo.

Nesse caso, a comissão não teve parecer favorável ao União. No pedido de não ser multado, a raposa da BR teve a medida indeferida.

O União pode entrar com recurso junto ao pleno do TJD e dai até ao STJD.

Em entrevista ao Resenha Esportiva da rádio CBN Porto Velho 101,9 FM, o presidente do União Cacoalense, Wesley Dias, se manifestou sobre o caso afirmando que o clube irá tomar todos os recursos.

“O União Cacoalense vai recorrer e vamos levar a todas as instâncias cabíveis. Este jogo aí vai acabar indo para decisão em Brasília. Nossos advogados estão ainda na Federação de Futebol aguardando a data do jogo, porque a Liminar caiu né, vai ter que ter o jogo domingo ou a data que a Federação estabelecer. Lembrando que a gente tem um recurso também que não foi julgado hoje, que deveria ter sido julgado antes deste pedido do Porto Velho, que a gente tem o recurso do atleta Fabinho, que é de três jogos, para um jogo. A gente tá aguardando o recurso dos três jogos do Fabinho, que a gente recorreu no tempo. E aguardando também a data do jogo. E os nossos advogados estão elaborando para recorrer em segunda instância e se a gente não conseguir, vamos recorrer para a terceira instância, que é em Brasília”, finalizou.

Como ficam as semifinais?

A Federação deve expedir documento sobre a sequência da semifinal entre União Cacoalense x Porto Velho. No primeiro jogo, a locomotiva venceu por 1 a 0. Porém, com a perda de pontos da equipe, mesmo que vença, o clube não teria a "superioridade de pontos" do adversário. Zerando sua pontuação no confronto direto contra três da vitória do Porto Velho.

Devido a isso, o União Cacoalense fica eliminado e o Porto Velho classificado e assegura a vaga na final do campeonato. Mesmo que a segunda partida fosse marcada.

Perda de Pontos Multa União Cacoalense Escalação Irregular Jogo