Rondônia

Emater-RO reúne técnicos e agricultores em webinar sobre ensilagem da BRS-Capiaçu

A produção de silos é muito importante para a melhoria da alimentação do gado leiteiro.
Publicado 21/05/2021
Atualizado 21/05/2021

Dando continuidade ao programa de capacitação em serviços de Ater (Capes), a Entidade de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), reuniu, através da plataforma online, cerca de 500 pessoas para falar sobre a formação de silos com a variedade de capim BRS-Capiaçu. A webinar foi promovida pelo governo do estado de Rondônia, numa parceria entre a autarquia, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e o Instituto Federal de Rondônia (Ifro) para capacitar técnicos e agricultores sobre a qualidade do processamento do capim para abastecer o rebanho de bovinos durante o período da seca.

Dos participantes, 240 eram técnicos extensionistas da Emater-RO, que atuam nos 52 municípios do estado. A palestra também foi transmitida pelo canal do Youtube para que produtores rurais e demais interessados também pudessem ter acesso e conhecer o trabalho que vem sendo feito na área.

A Capes é uma metodologia da assistência técnica e extensão rural que busca enfrentar os desafios de modernização dos serviços oferecidos através da capacitação e atualização do corpo técnico da Emater-RO. Desde o ano passado a entidade vem oferecendo cursos que, além de desenvolver o profissionalismo de seu quadro técnico, oferece aos produtores a obter de conhecer novas tecnologias e aplicá-las em suas propriedades.

A produção de silos é muito importante para a melhoria da alimentação do gado leiteiro, especialmente em período de estiagem, como os que costumam acontecer em Rondônia. É um período em que a pastagem está seca, escassa, e o produtor encontra dificuldade para alimentar seu rebanho. Geralmente produzida com milho e sorgo, a produção de silos com a variedade capiaçu vem sendo implantada por apresentar grande vantagem nutricional para os animais e economia para o produtor rural.

Extensão Rural Assistência técnica Emater Rondônia