Rondônia

MPF recomenda retirada do nome Gentil Valério de estádio em Ariquemes, e vereador sugere Arena Tambaqui

Seja como Gentil Valério ou Arena Tambaqui, o estádio vai receber uma das partidas da decisão do Rondoniense 2021
Publicado 20/05/2021
Atualizado 20/05/2021

Na semana passada, o Ministério Público Federal de Rondônia (MPF) enviou aos municípios de Machadinho D’Oeste e Ariquemes, recomendação para que retirem o nome de pessoas vivas dos bens e prédios públicos.

De acordo com o MPF, nomear edificações públicas com nome de pessoas vivas fere "os princípios da moralidade e da impessoalidade na gestão da coisa pública".  Os municípios têm 60 dias para realizarem a troca dos nomes. Caso descumpram esse prazo, as cidades podem ser penalizadas com a suspensão de transferência financeira voluntária da União.

Em Machadinho D’Oeste, o MPF recomendou a substituição dos nomes de uma escola e da biblioteca municipal.

Já em Ariquemes, são cinco escolas, o Centro Administrativo, e o Estádio Gentil Valério de Lima. Para este último, um vereador ariquemense apresentou à Câmara Municipal de Ariquemes, nesta quinta-feira, 20, uma proposta para rebatizar o estádio.  

De acordo com a imprensa de Ariquemes, o vereador Loureci Vieira de Araujo (PSDB), mais conhecido como "Loro da Sucam", apresentou o Projeto de Lei de Nº 3.124/2021 propondo que o Estádio Gentil Valério de Lima passe a se chamar Arena Tambaqui.

Porque Arena Tambaqui

A justificativa da escolha do novo nome, dá-se pelo fato do município ser um dos maiores produtores do pescado no país. No ano passado, segundo Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), realizada pelo IBGE, Rondônia figura como o principal produtor de tambaqui do Brasil, respondendo por 39,7% da produção nacional, um total de 40 mil toneladas de tambaqui. A mesma pesquisa mostrou que o município de Ariquemes foi o maior produtor do peixe no estado, com 9,3 mil toneladas. Quase 25% de toda a produção do estado.

Quem é o homem que hoje dá nome ao estádio

Gentil Valério de Lima foi o primeiro prefeito eleito de Ariquemes e comandou a cidade de fevereiro de 1983 a maio de 1988. Hoje, segundo informações, reside com a família em Cuiabá-MT.

Palco da decisão            

Seja como Gentil Valério ou Arena Tambaqui, o estádio vai receber uma das partidas da decisão do Campeonato Rondoniense 2021. Isso porque o Real Ariquemes venceu na última quarta-feira o Guaporé e assegurou vaga na decisão do Estadual. O Furacão do Jamari segue na busca pelo tricampeonato.  

Trocar Nome Estádio Gentil Arena Tambaqui Ariquemes Ministério Público